Ler é um dos exercícios considerados dos mais compensadores, e desde 1 de julho, Dia Mundial da Biblioteca, poderá também ser feito no Jardim Municipal, em Valença, com a abertura de uma Biblioteca de Jardim, com horário de funcionamento diário, das 9h00 às 18h00, até 31 de agosto de 2025.
Num ambiente acolhedor, rodeado de natureza e tranquilidade, a Biblioteca de Jardim oferece Dotada de um vasto e diversificado conjunto de obras, desde novidades editoriais a clássicos da literatura, que incluem livros infantojuvenis, policiais, romances, literatura de viagens, entre muitos outros géneros.
Um livro é uma património partilhado que se transmite no ato da leitura, construtor de sonhos e realidades, máquina de culturas, conhecimento e sobretudo de memórias. Uma biblioteca grande, pequena, numa grande cidade ou num qualquer jardim, é sempre um monumento que merece ser celebrado, e foi isso que aconteceu com a sessão de abertura da Biblioteca de Jardim em Valença. Uma celebração cultural, com declamações de poemas da escritora Luísa Costa, interpretadas pelo Clube de Leitura “Chá com Palavras”, e com um belo momento musical, da responsabilidade da Academia de Música Fortaleza de Valença, interpretado pelos professores, Sara Nunes e José Esteves.
“O Jardim Municipal é um dos espaços mais emblemáticos de Valença e, este verão, transforma-se num verdadeiro refúgio de leitura, onde os livros convidam todos a abrandar o ritmo, a desfrutar do ambiente e a ler entre as sombras das árvores”, disse na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Valença, indicou que espaço central da Biblioteca de Jardim é uma charmosa casa de madeira, pensada para acolher leitores de todas as idades. Os livros podem ser lidos no local ou levados temporariamente para casa, num sistema de empréstimo informal, inspirado nos princípios da partilha e da circulação do saber.
Assim, refere o comunicado, o funcionamento é simples: escolher, ler, devolver ou trocar – com a única condição de cuidar bem dos livros, preservando-os para que outros leitores também possam desfrutar.
A iniciativa é Câmara Municipal, que indicou que a Biblioteca de Jardim é uma extensão ao ar livre da Biblioteca Municipal, que continuará igualmente aberta nos seus horários habituais, e tem como objetivo aproximar os livros da comunidade, promovendo o gosto pela leitura num espaço público, acessível e inspirador.