Valorsul investe 55 milhões de euros na melhoria da gestão de resíduos

Valorsul anuncia investimento de 55 milhões de euros até 2021 para renovar e reforçar a recolha de resíduos, remodelar dois Centros de Triagem e uma nova unidade de compostagem de resíduos.

Valorsul investe 55 milhões de euros para melhorar a gestão de resíduos
Valorsul investe 55 milhões de euros para melhorar a gestão de resíduos. Foto: Rosa Pinto

A Valorsul indicou hoje, 18 de abril, que tem em marcha um forte investimento com o objetivo de melhorar o serviço público de gestão de resíduos que a empresa presta aos municípios e aos cidadãos.

O plano de investimentos da empresa até 2021 ascende a 55 milhões de euros permitindo “compensar a última meia década de contenção.”

Uma aposta na reciclagem

O plano inclui 8100 contentores para reciclagem e 1500 novos locais de recolha seletiva, 28 viaturas para renovar e reforçar a recolha de recicláveis e ainda a remodelação dos dois Centros de Triagem.

O investimento também considera uma nova unidade para compostagem de resíduos verdes e a instalação de painéis solares em 5 unidades da empresa.

A sensibilização com estratégia da Valorsul

A empresa considera que a mobilização dos cidadãos é imprescindível para que os investimentos resultem num expressivo aumento da reciclagem. Por isso, a empresa mostra-se focada em sensibilizar as pessoas. Nos próximos meses a empresa indicou que vai levar a cabo um grande investimento em comunicação, com diferentes estratégias para escolas, comércio, eventos e famílias.

A Valorsul indicou que estão a ser testadas formas inovadoras de incentivar e premiar os comportamentos de separação e reciclagem. A aplicação mobile Recycle BinGo, que já alcançou num mês 5.000 utilizadores, é o primeiro exemplo. O jogo dá prémios a quem visita regularmente o seu ecoponto.

Para executar alguns dos projetos a Valorsul conta com o apoio do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e do Fundo Ambiental – ENEA.