Veículo inovador de venda ambulante de alunos da UMinho ganha prémio

Equipa de cinco alunos da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho) vencem concurso nacional de iniciativa da Unilever Portugal, com veículo de venda ambulante inovador.

Veículo inovador de venda ambulante de alunos da UMinho ganha prémio
Veículo inovador de venda ambulante de alunos da UMinho ganha prémio. Foto: © DR

Os alunos desenvolveram um protótipo de veículo destinado à venda de gelados, que é autónomo, ecológico, interativo e adaptado a vários contextos. O projeto dos alunos da UMinho superou as propostas apresentadas por alunos das universidades de Lisboa, Porto e Aveiro, que concorreram ao concurso ‘Sou Olá 2016’, uma iniciativa da Unilever Portugal.

A entrega do prémio decorreu no passado fim-de-semana, em Guimarães. Os alunos Vera Neto, Pedro Faria, Nuno Ferreira e Luís Silva, de Engenharia Mecânica, e Fábio Ribeiro, de Engenharia de Polímeros, responsáveis por conceberem e construírem ‘um meio de venda móvel do futuro’, receberam 10.000 euros de prémio e uma viagem para um destino à escolha. Os cinco conceberam e construíram “um meio de venda móvel do futuro”.

As principais inovações, do meio de venda móvel, “são a capacidade de manter a arca refrigerada, a colocação de mais gelados por metro cúbico (em radial), a tampa de acesso rápido a produtos, a aplicação móvel (app) para interagir com clientes ou gerir stocks e cobranças e ainda, o painel solar que serve para iluminar o veículo e carregar a bateria do tablet que contém a app”, indica a UMinho.

O veículo com 2,2 de comprimento por 1,3 metros de largura pode também ser desdobrado como ‘carrinho’ (push cart). A equipa procurou resolver várias das fragilidades que apresentam os atuais veículos.

“O protótipo foi testado em agosto no centro de Braga. As pessoas gostaram sobretudo do design, da aplicação para pedidos e pagamentos, bem como do uso da energia renovável, e não depender de motor de apoio”, destacam os autores. Mas indicam que uma das caraterísticas a melhorar é a do peso.

A UMinho indica que os alunos envolvidos no desenvolvimento do veículo consideraram o concurso “uma ótima oportunidade” para o contato real com o mercado e para a criação de um projeto académico de investigação, que incorpora tendências tecnológicas e que pode vir a ser implementado.

“Ganhámos conhecimentos técnicos, redes de contatos e muitas competências, desde estar com fornecedores, resolver dificuldades imprevistas, lidar com objetivos exigentes, ter deadlines apertados, trabalhar em equipa e saber comunicar, o que nos permitiu preparar para o futuro profissional”, refere a aluna Vera Neto.

Os alunos tiveram a orientação dos professores Pedro Lobarinhas e João Pedro Mendonça, do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho na conceção e desenvolvimento do protótipo de veículo que lhes permitiu ganhar o concurso.