“Viagem através da pintura” pelo artista chinês Yang Din no Museu do Oriente

Uma “Viagem através da pintura” pelos quadros de Yang Din, que percorre um período de renascimento do próprio artista chinês mostrando imagens de intensa energia vital, é a sugestão do Museu do Oriente com a exposição que inaugura a 16 de maio.

“Viagem através da pintura” pelo artista chinês Yang Din no Museu do Oriente
“Viagem através da pintura” pelo artista chinês Yang Din no Museu do Oriente.

Pintadas até 2008, data em que um grave acidente deixou o artista em coma, a que se seguiu um período de quatro anos de repouso absoluto, e, de novo, Yang Din, durante e após a convalescença, cada uma das 115 pinturas revisita infinitamente, ainda que de formas distintas, o tema da existência enquanto experiência de deslumbramento.

A exposição “Viagem através da pintura” no Museu do Oriente, está patente nos sujeitos mais singulares, como o tronco recurvado de uma árvore forjado pela passagem do vento, o recorte de uma folha desta mesma árvore que o sol faz resplandecer e o Outono pinta de forma particular, tornando-o única. Noutro lugar, a sombra de um cão tranquilo, o contorno de uma pedra polida, o de uma nuvem encarneirada, de uma maçã, de uma mesa ou de um peixe. Mais recentemente, a silhueta do Buda ou a de um jardineiro. Tantos caracteres caligrafados, cujas curvas constituem os elementos de um alfabeto tranquilizador, elementar e útil.

Guardião de ofuscamentos sem nunca fazer esboços, mas guardando preciosamente “tudo na cabeça” diz, Yang Din oferece uma sublime viagem através da sua arte, conduzindo, quem a observa, a um espaço de calma e relaxamento, perfeitamente encapsulado.

Yang Din (Shantou, 1958), licenciou-se pela École Nationale Supérieur des Beaux Arts de Paris. O seu trabalho tem vindo a ser exposto em galerias, fundações e museus na Europa e no resto do mundo, com destaque para a Ásia, onde expôs na Fundação Oriente em Macau, na Galeria Kwai em Hong Kong e na Modern Art Gallery de Taiwan.

Exposição “Viagem Através da Pintura” – Yang Din

Inauguração: 16 de maio, às 18h30
De 16 de maio até 25 agosto
Horário: terça-feira a domingo, 10h00-18h00
(à sexta-feira o horário prolonga-se até às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18h00)
Preço: 6 €