Viagens gratuitas em Belmonte até 22 de setembro

Câmara Municipal de Belmonte e a Transdev inauguraram no dia 21 de agosto, o BelmonteSIM, um projeto de mobilidade no Município de Belmonte, que permite oferecer uma alternativa económica de transporte às localidades afastadas da sede do Município

Castelo, vila de Belmonte
Castelo, vila de Belmonte. Foto: Rosa Pinto

O BelmonteSIM resulta de um acordo entre a Câmara Municipal de Belmonte e o operador de transportes Transdev que, em conjunto estabeleceram uma solução integrada de mobilidade que abrange diversas localidades do concelho.

João Paulo Araújo, administrador da Transdev, referiu, citado em comunicado, que “esta solução constitui uma enorme vantagem para a população de Belmonte, que a partir de agora terá à sua disposição uma rede de transportes adaptada às suas necessidades e que, de forma sustentável, permite uma ligação fácil e económica aos principais polos geradores da vila de Belmonte”.

A rede do BelmonteSIM compreende quatro linhas, uma por cada dia da semana. Cada linha serve as localidades mais afastadas de Belmonte. As quatro linhas são ainda complementadas com uma solução de transporte ‘a pedido’ e uma rede urbana que efetua ligações entre os principais pontos da vila. A rede funciona de 3ª a 6ª feira, e nos dias em que se realiza a feira em Belmonte.

Rede do BelmonteSIM
Rede do BelmonteSIM

Até ao dia 22 de setembro o serviço é gratuito e a partir daí o preço por bilhete será, por cada viagem, de 50 cêntimos na rede regular e de 20 cêntimos na rede urbana.

Rede do BelmonteSIM
Rede do BelmonteSIM

“Os projetos SIM são a resposta da Transdev às necessidades das populações com deficit de oferta de transporte público, de densidade demográfica dispersa ou de baixo rendimento social. Desde a análise e estruturação da rede até à imagem e comunicação, fazemos um plano à medida das necessidades de cada autarquia, promovendo assim uma mobilidade mais sustentável”, indicou Pierre Jaffard, CEO da Transdev.

O acordo entre a Câmara Municipal de Belmonte e a Transdev permitiu elevar para 10 o número de projeto SIM já implementados. Mas a Transdev indicou que está em fase de negociações com vista à contratualização da mesma solução em mais 8 municípios.

Para além de Belmonte os projetos SIM da Transdev incluem os municípios de Sever do Vouga, Marco de Canaveses, Condeixa-a-Nova, Cantanhede, Lousã, Ílhavo, Pinhel, Trancoso e Gois. Estes projetos movimentam uma média de 10.700 passageiros por mês.