Vibrafonista Eduardo Cardinho no ciclo Novos Talentos do Jazz

Orquestra Jazz de Matosinhos convida para o oitavo concerto do ciclo Novos Talentos do Jazz o Vibrafonista Eduardo Cardinho. No Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, dia 16 de março, às 22h00.

Vibrafonista Eduardo Cardinho no ciclo Novos Talentos do Jazz
Vibrafonista Eduardo Cardinho no ciclo Novos Talentos do Jazz. Foto: DR

A Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) dá o oitavo concerto do ciclo Novos Talentos do Jazz, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, dia 16 de março, às 22h00, e é convidado o vibrafonista Eduardo Cardinho. Um convidado “pouco usual no panorama do jazz nacional, o vibrafone fará a sua estreia no ciclo que a OJM dedica aos jovens solistas nacionais.

Do repertório do concerto, já anunciado, fazem parte dois temas inéditos da autoria de Eduardo Cardinho com arranjos dos saxofonistas José Pedro Coelho e João Pedro Brandão, da OJM. “Release Your Anger” é “um tema enérgico com uma melodia que é, em si mesma, um desafio com margem para o brilho ilustrativo da big band”, e “In Search of Light” remete “para um universo mais livre, com uma progressão harmónica em constante mudança que aponta um caminho sempre novo e imprevisível.”

Para além dos temas mais emblemáticos da OJM, destacam-se os compositores norte-americanos Maria Schneider e Kurt Rosenwinkel.

Eduardo Cardinho, licenciado em Jazz pela ESMAE, tem vindo a ser reconhecido com vários prémios, que incluem “o do Concurso Internacional em Fermo, da Festa do Jazz do São Luiz 2014. Como melhor Instrumentista, e do Prémio Jovens Músicos.”

A qualidade da música de Eduardo Cardinho tem colocado o vibrafonista num lugar de destaque entre os solistas “mais interessantes a surgir nos últimos anos em Portugal”. O Músico, natural de Leiria, estudou em Espinho e no Porto, e formou-se em vibrafone jazz “com a referência máxima deste instrumento no país, Jeffery Davis.”

Eduardo Cardinho gravou o seu primeiro CD em 2015, em quinteto, mas também “o podemos ouvir com os projetos Eduardo Cardinho & João Barradas Quartet, Eduardo Cardinho Lisbon Trio e Home.”

O ciclo Novos Talentos tem como objetivo “revelar alguns dos melhores solistas da nova geração do jazz português”. A iniciativa teve início em 2014 tendo, nessa altura, sido eleita a voz com instrumento, e neste caso a de Sofia Ribeiro, a primeira cantora convidada. Em 2015, a convidada foi Rita Maria. No final de 2015 ainda “houve tempo para o saxofone de Ricardo Toscano, e 2016 começou com João Mortágua. Com Mané Fernandes as atenções viraram-se para a guitarra. Em 2017 começou ao piano, com Gonçalo Moreira, a que se seguiu o acordeonista João Barradas.”

Oitavo concerto do ciclo Novos Talentos do Jazz, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, com Eduardo Cardinho (vibrafone)

Direção Musical: Carlos Azevedo

Música: Eduardo Cardinho, Kurt Rosenwinkel, Maria Schneider, Pedro Guedes

Madeiras: José Luís Rego, João Pedro Brandão, Mário Santos, José Pedro Coelho, Rui Teixeira

Trompetes: Gileno Santana, Ricardo Formoso, Rogério Ribeiro, Javier Pereiro

Trombones: Daniel Dias, Álvaro Pinto, Andreia Santos, Gonçalo Dias

Secção Rítmica: João Salcedo (piano), Demian Cabaud (contrabaixo), João Cunha (bateria)

Repertório

Release Your Anger, de Eduardo Cardinho (arr: José Pedro Coelho)

In Search of Light, de Eduardo Cardinho (arr: João Pedro Brandão)

Choro Dançado, de Maria Scheneider

Hang Gliding, de Maria Scheneider

Zhivago, de Kurt Rosenwinkel

Use of Light, de Kurt Rosenwinkel

Our Secret World, de Kurt Rosenwinkel

Sargaço, de Pedro Guedes