Vídeo 4K em toda a casa pela rede elétrica

Com uma velocidade de 1000 Mbps pela rede elétrica e um extensor Wi-Fi AC 1200 Mbps, os conteúdos 4K UHD chegam a qualquer parte da casa. A solução da D-Link, o 'kit PLC Powerline DHP-W611AV', apresenta as características adequadas.

‘Kit PLC Powerline DHP-W611AV’ da D-Link
‘Kit PLC Powerline DHP-W611AV’ da D-Link

Os vídeos com resolução 4K estão aí e em força, e para além das plataformas como a Netflix também os operadores MEO, NOS e Vodafone têm vindo a anunciar a disponibilidade de conteúdos em 4K UHD.

Os equipamentos de televisão, monitores de computador e ecrãs de smartphones já suportam resoluções 4K, e são cada vez mais populares as câmaras de vídeo e as máquinas fotográficas que em modo vídeo suportam esta resolução.

Em casa, para assistirmos a uma série ou a um filme em UHD, com recurso a Wi-Fi, o dispositivo de visualização tem de estar próximo do router, o que não favorece nem a mobilidade nem a partilha de conteúdos pelos diversos compartimentos da casa.

A D-Link já solucionou o problema de partilha de conteúdos 4K ampliando a rede a qualquer divisão da casa sem perda de qualidade de ligação e visualização. O ‘Kit PLC Powerline DHP-W611AV’ da D-Link evita os problemas de cobertura causados pela distância ou por obstáculos, como paredes ou tetos, ao transmitir os dados pela rede elétrica interna da casa.

O sistema da D-Link utiliza o último standard ‘PLC HomePlug AV 2.1’ para conseguir obter uma velocidade de 1000 Mbps, que é mais do que suficiente para aproveitar os conteúdos que chegam a casa através das linhas de fibra ótica de 500 Mbps. A unidade recetora é um Ponto de Acesso Wi-Fi com tecnologia Wi-Fi AC de dupla banda, de 2.4 GHz e 5 GHz, e uma velocidade de 1200 Mbps. Este ponto de acesso também admite ligações por cabo de rede, através de uma porta LAN Gigabit.

O sistema da D-Link é de fácil instalação e apresenta diversas caraterísticas que são muito interessantes para um uso doméstico, nomeadamente as listadas pelo construtor:

Sem limites de cobertura através da tecnologia PLC, que transmite dados e Internet pela rede elétrica.

Até 1 Gbps de velocidade com o último standard ‘HomePlug AV2.1’ que reduz as interferências e melhora o rendimento quando se adicionam mais adaptadores para continuar a ampliar a extensão da rede.

Ligação Wi-Fi de alto rendimento com 802.11ac 1200 Mbps e dupla banda 2.4/5GHz.

Antenas externas instaláveis para melhorar a cobertura.

Porta rede LAN Gigabit para ligar dispositivos por cabo de rede Ethernet com a máxima velocidade.

Instalação Plug&Play, só é preciso ligar o adaptador emissor ao router com o cabo de rede LAN incluído e encaixá-lo numa tomada (é Passthrough para não perder a tomada elétrica) e depois ligar o adaptador recetor na tomada onde pretendemos criar o ponto de acesso, ao qual nos ligaremos por cabo de rede (incluído) ou por Wi-Fi.

LEDs frontais para indicar o estado da ligação PLC e a sua qualidade, assim como a rede Wi-Fi ou a ligação à porta de rede LAN.

Segurança dos dados garantida pela encriptação ‘WPA/WPA2’ de 128-Bit AES, bastando pressionar o botão WPS.

Quality of Service (QoS) – para priorizar as aplicações de grande largura de banda, como o Streaming 4K, videojogos, videoconferência, etc.

IPv6 – compatível com o último protocolo de Internet.

Modo Green – entra em modo ‘stand-by’ quando não está em uso para reduzir o consumo elétrico.

O ‘Kit PLC Powerline AV2.1’ Gigabit com Extensor Wi-Fi AC 1200 ‘D-Link DHP-W611AV’ já se encontra à venda em grandes superfícies e lojas especializadas com um PVP recomendado pelo fabricante de 129.99 euros, IVA incluído.