Vídeo impulsiona 5G levando a mil milhões de subscrições em 2023

Tecnologia 5G irá cobrir mais de 20% cento da população mundial dentro de seis anos, indica estudo recente da Ericsson. O tráfego de dados móveis continua a crescer devido ao aumento da visualização de conteúdos em vídeo.

Vídeo impulsiona 5G levando a mil milhões de subscrições em 2023
Vídeo impulsiona 5G levando a mil milhões de subscrições em 2023. Foto: DR

As primeiras redes comerciais baseadas no 5G New Radio (NR) deverão arrancar em 2019, mas as grandes implementações deverão ocorrer em 2020. As primeiras implementações estão previstas para mercados como os Estados Unidos da América, a Coreia do Sul, o Japão e a China.

O mais recente Ericsson Mobility Report indica que até 2023 estão estimadas cerca de mil milhões de subscrições 5G, garantindo um aumento de banda larga móvel. Com um plano de implementação que deverá contemplar primeiro as áreas urbanas mais densas, o 5G deverá chegar a mais de 20% da população mundial no final de 2023.

Tráfego de dados móveis deverá ultrapassar os 100 Exabytes por mês em 2023, a nível global, dado que todas as regiões registam um crescimento do tráfego de dados, com a América do Norte a deter a maior média de utilização por smartphone, ultrapassando os 7GB por mês no final de 2017.

Vídeo de muito alta resolução

O consumo de vídeo vai continuar a alimentar o aumento do tráfego da banda larga móvel. Os grandes motores que estão por detrás do crescente sucesso do vídeo são os jovens millennials – com idades entre os 15 e os 24 anos – que fazem 2,5 vezes mais streaming que os utilizadores com mais de 45 anos de idade.

O streaming de vídeo em altas resoluções e a tendência emergente que aponta para o aumento do streaming de formatos de vídeo envolventes, como os vídeos em 360 graus, vão ter um forte impacto no volume de consumo de tráfego de dados. Um vídeo em 360 graus do YouTube, por exemplo, utiliza 4 a 5 vezes mais largura de banda que um vídeo normal do YouTube, com a mesma perceção de qualidade.

Implementações LTE

O LTE será a tecnologia de acesso móvel dominante até ao final deste ano, indica o estudo da Ericsson. As estimativas dizem que deverá atingir as 5,5 mil milhões de subscrições e cobrir mais de 85% da população mundial até ao final de 2023.

A voz sobre LTE (em inglês Voice over LTE – VoLTE) foi lançada em mais de 125 redes de mais de 60 países de vários continentes. As subscrições VoLTE deverão atingir os 5,5 mil milhões no final de 2023, representando mais de 80% do total de subscrições LTE e 5G.

Os smartwatches são os mais recentes equipamentos a usar VoLTE. Os utilizadores podem efetuar chamadas de voz diretamente a partir do seu smartwatch, sem terem o telefone nas imediações (multi-SIM). As chamadas podem inclusive ser transferidas entre o smartphone do utilizador e o seu relógio.

O Ericsson Mobility Report aborda aspetos da evolução e tendências que estão a surgir na indústria:

Alteração dos planos móveis de dados destaca a orientação para planos de dados cada vez maiores e para o próprio consumo de dados em distintos planos de comunicação. Sublinha também a importância de uma boa oferta de planos de dados, incluindo planos ilimitados, para endereçar as diferentes necessidades dos consumidores.

Melhoria de experiência de um evento foca-se na forma como os organizadores de eventos e os operadores podem responder às necessidades dos visitantes por mais serviços digitalizados e experiências imersivas.

Expectativas dos Millennials para o 5G explora a forma como este grupo etário perceciona a sua experiência móvel, fala sobre as suas expectativas relativamente ao 5G e sobre a influência que os seus pontos de vista têm nos operadores.