Vila Nova de Famalicão despede-se de 2021 e faz “Enterro do Velho”

Teatro da Didascália de Vila Nova de Famalicão faz despedida do ano velho, e o terceiro e último ato de Paisagem Efémera – industrial e urbana irá servir-se da tradição popular de Riba d’Ave: o “Enterro do Velho”.

Vila Nova de Famalicão despede-se de 2021 e faz “Enterro do Velho”
Vila Nova de Famalicão despede-se de 2021 e faz “Enterro do Velho”. Foto: Teatro da Didascália

Uma tradição popular de Riba d’Ave é o “Enterro do Velho”. O ritual, que já conta com três décadas de celebração, irá servir de mote ao terceiro e último ato de Paisagem Efémera – industrial e urbana. O Teatro da Didascália de Vila Nova de Famalicão é o responsável por escrever o testamento e “velar o corpo” antes que morra, de vez, o ano de 2021.

A primeira parte desta intervenção centra-se numa instalação artística, no Mercado Narciso Ferreira até 18 de dezembro. Uma segunda parte irá acontecer precisamente no último dia do ano, 31 de dezembro, após a procissão até à ponte da freguesia famalicense.

A instalação artística irá consistir numa espécie de capela mortuária, onde, ao longo de três semanas, a população poderá visitar um caixão em câmara-ardente. No interior do caixão o ano de 2021 e todos os “desabafos, pensamentos e lamentos que queremos deixar para trás e enterrar juntamente com o ano velho”.

Os visitantes vão poder, não só “velar” o corpo, como refletir sobre um ciclo que termina, deixando, também, o seu contributo. Posteriormente, e com base nestas reflexões, o Teatro da Didascália irá escrever o testamento final, que será lido após a procissão do Enterro do Velho, na noite de passagem de ano.

Este é o terceiro e último ato de Paisagem Efémera – industrial e urbana que, depois de ocupar a antiga Fábrica de Sampaio Ferreira e o Antigo Quartel de Bombeiros da freguesia de Vila Nova de Famalicão, irá não só “habitar” mais um espaço “ferreirino”, o Mercado Narciso Ferreira, como, também, (re)viver uma tradição popular de Riba d’Ave.

Esta ode à paisagem do território ribadavense conta com direção artística de Bruno Martins e tem como criadores António Júlio, Margarida Gonçalves e Rui Souza.

A instalação artística pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 14h30 e as 19h00; e aos sábados, entre as 9h00 e as 13h00. A entrada nesta “capela mortuária” é gratuita. A leitura de testamento irá decorrer na noite de passagem de ano, no âmbito do “Enterro do Velho”.