Vinhos alvarinhos da Adega de Monção conquistam prémio internacional

Vinhos Deu la Deu Reserva 2017 e o Deu La Deu Terraços 2016 da Adega Cooperativa de Monção conquistam medalha Albariño de Oro na VIII edição do Concurso Internacional Albariños Al Mundo Zurich 2019.

Vinhos alvarinhos da Adega de Monção conquistam prémio internacional
Vinhos alvarinhos da Adega de Monção conquistam prémio internacional. Foto: DR

Vinhos da Adega Cooperativa de Monção recebem reconhecimento internacional pela qualidade. Deu la Deu Reserva 2017 e o Deu La Deu Terraços 2016 conquistam medalha Albariño de Oro na VIII edição do Concurso Internacional Albariños Al Mundo Zurich 2019.

O Concurso Internacional Albariños Al Mundo organizado pela Unión Española de Catadores, que tem como principal objetivo dar a conhecer aos principais mercados vinícolas mundiais a excelência da produção das regiões, onde esta casta assume o protagonismo, tornou-se a maior montra internacional do Alvarinho.

Armando Fontainhas, presidente da direção da Adega de Monção, manifestou a sua enorme satisfação pelas distinções alcançadas, e referiu que são “provas irrefutáveis da enorme qualidade dos nossos vinhos. Temos vindo a percorrer um longo caminho. Este é mais um marco na história de uma instituição que deixa um enorme legado no setor vinícola. Estamos todos de parabéns – sócios e colaboradores – mas sobretudo a região de Monção e Melgaço que reúne características únicas, que nos permitem alcançar este sucesso”, destaca o responsável.

Os vinhos, originários de Espanha e Portugal, são avaliados por um júri criteriosamente selecionado, constituído por sommeliers, jornalistas, prescritores e responsáveis de compras.

A Adega de Monção encontra-se situada em plena Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na sub-região de Monção e Melgaço, onde a casta Alvarinho é melhor representada, foi fundada em 11 de outubro de 1958, por iniciativa de 25 viticultores.

Esta sub-região da Região dos Vinhos Verdes é onde o Alvarinho tem origem e onde iniciou a sua evolução, o que aconteceu mesmo antes da existência de qualquer registo escrito. Atualmente a adega agrega 1.600 cooperantes e tem uma área vinícola 1.151 hectares.

Ao longo do tempo a Adega Cooperativa de Monção tem vindo investir em inovação acompanhando o que de melhor se faz no setor, e apresenta desde 1986 marcos importantes:

Entre 1986 e 2004, a Adega de Monção melhorou as condições tecnológicas de receção das uvas e o processo de vinificação, a capacidade de armazenamento, estabilização e engarrafamento dos vinhos.

Em 1999 aumentou as suas instalações com a criação de um novo centro de receção de uvas e vinificação – o Pólo de Melgaço.

Entre 2004 e 2006 tiveram início as obras de criação de modernização das instalações que permitiram alargar a comercialização a nível nacional e internacional.

Em 2005 surgiu o espaço Histórico e Cultural da Adega na antiga casa do Adegueiro e silos do Bagaço, que levou à sua integração na Rota dos Vinhos Verdes, Itinerário do Minho.

Em 2007, a Revista dos vinhos galardoou-a como a “Cooperativa do Ano”, e, em 2008 no evento “Lisboa Celebra o Vinho”, o Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas distinguiu-a com o prémio Empreendedorismo e Inovação.

Em 11 de Outubro de 2008 a Adega de Monção lançou uma aguardente de Vinho Verde Alvarinho, com numeração limitada, para a comemoração do seu Quinquagésimo Aniversário.

É desde 2008 PME Líder.

Em 2017, a Adega Cooperativa de Monção implementou um sistema de produção de energia fotovoltaica para autoconsumo e um sistema solar térmico, um investimento de 160 mil euros que permitiu minimizar a pegada ecológica. Ao todo, foram instalados 307 painéis solares fotovoltaicos de 265 W cada para autoconsumo.

Recentemente, a Adega de Monção, obteve dois “Ouros”, uma “Prata” e seis menções honrosas no concurso de Vinhos Verdes Engarrafados, promovido pela Comissão dos Vinhos Verdes. No Concurso Vinhos Portugal, organizado pela ViniPortugal, foi distinguida com um “Grande Ouro” e com um “Ouro” com o vinho Deu la Deu e Deu la Deu Reserva. O “Muralhas de Monção espumante 2015 Reserva” foi premiado com uma medalha de Prata no Concurso Internacional Brut Experience 2019.