Visita à Igreja do Mosteiro de Leça do Balio dá início ao Moontosinhos 2019

Visita às histórias de amor de D. Fernando e D. Leonor Teles nas vésperas do Dia dos Namorados, na Igreja do Mosteiro de Leça do Balio, dá início ao programa do Moontosinhos 2019. As visitas são conduzidas pelo historiador Joel Cleto e gratuitas.

Visita à Igreja do Mosteiro de Leça do Balio dá início ao Moontosinhos 2019
Visita à Igreja do Mosteiro de Leça do Balio dá início ao Moontosinhos 2019. Foto: DR

No dia 12 de fevereiro, às 21h30, tem inicio a primeira visita do programa Moontosinhos de 2019. A visita é à Igreja do Mosteiro de Leça do Balio, famosa por, entre outras coisas, ter acolhido aquele que é considerado o primeiro casamento romântico da corte portuguesa, quando em 1372, uniu o rei D. Fernando a D. Leonor Teles, contrariando a vontade dos nobres e as conveniências políticas do reino.

A escolha desta visita decorre “na semana em que se festejam os favores românticos de São Valentim com a fase crescente da lua a tornar o apelo praticamente irresistível”. A visita, com um percurso dedicado a Leça do Balio e às “Histórias de amor nas vésperas do Dia dos Namorados”, guiada “pelo historiador Joel Cleto às histórias, às lendas e ao património de Matosinhos” em noites de lua cheia dá início a um novo ciclo de visitas.

Durante a visita vai ser anunciado o programa do Moontosinhos para 2019 e “antecipar o segundo ciclo de conferências “Conversas sob as estrelas”, para o qual Joel Cleto volta a convidar investigadores para ajudar a desvendar alguns dos monumentos de Matosinhos que não são habitualmente acessíveis ao grande público.”

Depois da “viagem pelos conturbados amores de D. Fernando e D. Leonor Teles, imortalizado diante do Mosteiro de Leça do Balio por uma notável escultura de Irene Vilar”, o programa do Moontosinhos de 2019 vai:

dia 18 de abril “revisitar a memória da pesca e dos pescadores;
dia 19 de maio até aos vestígios arqueológicos da Torre de Linhares e do Monte Castêlo;
dia 12 de junho, abordar a lenda do Senhor de Matosinhos;
dia 14 de setembro, é a vez dos “montantes” de Guifões;
dia 13 de outubro será a vez das capelas de Leça da Palmeira.

O ciclo de conferências “Conversas sob as estrelas” de 2019 é dedicado: “às histórias do Cemitério Paroquial de Leça do Balio; da Casa do Ribeirinho (a propósito dos 190 anos da execução de Bernardo Brito e Cunha e dos “Mártires da Liberdade”); do céu sobre a estátua do Homem da Maça no Monte de S. Brás, e dos primórdios da obra de Álvaro Siza Vieira.”

A participação nas visitas do Moontosinhos e nas conferências é gratuita, no entanto, é necessária a inscrição prévia. A inscrição pode ser feita através de correio eletrónico.