Visitantes nos monumentos e museus da região Norte aumentam em 82%

Património cultural do Norte está a atrair visitantes estrangeiros e nacionais. De 2015 para 2016, o número de visitantes nos monumentos e museus, na zona de intervenção da Direção Regional de Cultura do Norte, aumentou 82%.

Cidade do Porto
Cidade do Porto. Foto: Rosa Pinto

O número de visitantes nos monumentos e museus da região Norte, sob alçada da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), registou, em 2016, um aumento de 82% em relação a 2015, atingindo aproximadamente 1,5 milhões.

Este grande crescimento de visitantes “reflete o esforço de promoção e divulgação que tem vindo a ser desenvolvido pela DRCN”, e acompanha a tendência verificada a nível nacional, indica a DRCN em comunicado.

No espaço geográfico da Direção Regional de Cultura do Norte encontram-se quatro locais classificados como Património Mundial pela UNESCO: o Centro Histórico do Porto, o Centro Histórico de Guimarães, o Alto Douro Vinhateiro e o Sítio de Arte Rupestre Pré-Histórica do Vale do Côa. Locais que apresentam caraterísticas distintivas e únicas.

A região Norte e os seus monumentos constituem “uma paisagem que cria movimentos culturais muito significativos e cativa, de igual modo, públicos muito heterogéneos” e que a DRCN considera poder continuar a atrair.

A Direção Regional de Cultura do Norte enquanto responsável pela gestão e manutenção de um conjunto alargado de museus e monumentos indica que pretende “dar seguimento ao bom desempenho registado, nos anos anteriores, por parte dos museus e monumentos no que respeita à afluência de público.”

Ao atrair mais visitantes e ao aumentar o dinamismo cultural a DRCN está também a dinamizar as economias locais, nomeadamente a incrementar a atividade na restauração e alojamento, pelo que irá continuar a “apostar na dinamização de uma série de atividades e iniciativas de promoção e divulgação dos seus museus e monumentos.”

Uma das ações de promoção da DRCN é a presença na BTL 2017 – Feira Internacional de Turismo, que decorre em Lisboa (FIL) até 19 de março.