VMER do Hospital Amadora-Sintra é a de maior atividade do país

Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital Amadora-Sintra teve, em 2021, uma média de 10 saídas diárias, atingindo as 3.510 saídas. Com uma equipa der 28 médicos e 19 enfermeiros, a VMER do HFF é a de maior atividade do país.

VMER do Hospital Amadora-Sintra é a de maior atividade do país
VMER do Hospital Amadora-Sintra é a de maior atividade do país. Foto: DR

Em 44 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) a operar no país a VMER do Hospital Professor Fernando Fonseca (HFF) – Amadora-Sintra registou, em 2021, o número de 3.510 saídas, o que é um muito superior a qualquer outra.

Com uma média diária de 10 saídas, a VMER Amadora-Sintra ocupa o primeiro lugar destacada a nível nacional em termos de número de saídas. Ao todo as 44 VMER deram resposta a 83.429 ocorrências.

Patrícia Freitas, internista e coordenadora médica da VMER Amadora-Sintra referiu: “O balanço que fazemos é muito positivo e uma das razões é o facto de uma vez mais, termos assegurado 100% operacionalidade de escala”.

A VMER Amadora-Sintra está em funcionamento desde 1 de março de 2026 e conta com uma equipa constituída por 28 médicos e 19 enfermeiros, com formação específica e competências adquiridas na abordagem do doente crítico.

“Ao longo destes seis anos de atividade a VMER do HFF foi ativada 21.295 vezes, tendo assistido 21.200 vítimas e realizado 55 partos. A estatística revela ainda que 91% das saídas correspondem a saídas médicas e 9% a situações de trauma. Nas saídas médicas destacam-se alguns números: 2164 ocorrências relativas a dor torácica, 1254 crises convulsivas e 1199 ocorrências referentes a alteração do estado de consciência”, referiu Patrícia Freitas, citada em comunicado do HFF.

As ativações da VMER Amadora-Sintra são efetuadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). O CODU realiza previamente um processo de localização, triagem e aconselhamento, para determinar qual é o meio de socorro mais adequado a cada ocorrência, podendo ser acionados diversos tipos de meios.

“Mais de 51,2% das vítimas socorridas tinham mais de 65 anos, havendo mesmo o registo de 17% dos casos em idosos com idade superior a 85 anos. As vítimas com idade inferior a 18 anos representam 8,5% do total de ocorrências. 58% das ocorrências deram-se no concelho de Sintra e 34% no concelho da Amadora. Os restantes 8% registaram-se noutros concelhos da região de Lisboa”, conclui Patrícia Freitas.

“O trabalho realizado pelos profissionais da VMER do HFF tem uma grande relevância social. Este serviço de âmbito pré-hospitalar tem permitido salvar inúmeras vidas, permitindo ao HFF cumprir a sua missão fora das paredes do Hospital”, referiu Marco Ferreira, presidente do Conselho de Administração do HFF, citado no comunicado.