Web Summit em Lisboa durante mais 10 anos

Acordo entre o Governo e a Web Summit prevê que a conferência se realize em Lisboa durante mais 10 anos. O acordo prevê um investimento anual do Governo de 11 milhões de euros e a duplicação da área para a conferência até 2022.

Web Summit em Lisboa durante mais 10 anos
Web Summit em Lisboa durante mais 10 anos. Foto: DR

Acaba de ser divulgado acordo entre o Governo e a Web Summit. O novo acordo estabelece a permanência da conferência, em Lisboa, por mais 10 anos, ou seja, até 2018. Na divulgação do acordo esteve António Costa, Primeiro-Ministro, Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit.

O acordo para a permanência da conferência tecnológica em Lisboa envolve um encargo direto para o Estado de 11 milhões de euros, no entanto o Governo “estima que a Web Summit terá tido um impacto económico superior a 300 milhões de euros no país”, e que tem vindo a contribuir “para promover Portugal e posicionar as empresas portuguesas no mercado global.”

Para dar resposta ao esperado crescimento da conferência o acordo prevê a duplicação do espaço até 2022. A primeira fase de expansão começa já nos próximos meses e deverá estar concluída até ao início da Web Summit 2019, e nas fases seguintes o espaço deve continuar a aumentar até ao dobro do atual.

O contrato estabelecido entre o Governo e a Web Summit possui uma cláusula de rescisão que estabelece que se houver uma decisão da empresa de não realizar a conferência, a Web Summit em Portugal terá de indemnizar o país em 340 milhões por cada ano.

As negociações, até ao atual acordo, decorreram durante mais de um ano, dado que a Web Summit tinha várias propostas para deslocalizar a conferência para mais de 20 grandes cidades europeias, como Berlim, Paris, Londres, Madrid, Milão e Valência. A decisão de continuar a realizar a conferência em Lisboa vai levar à contratação de mais 100 colaboradores para os escritórios em Portugal.

Paddy Cosgrave referiu: “A Web Summit agradece a todas as extraordinárias cidades com quem trabalhámos no último ano. Mais de 20 cidades concorreram para acolher a Web Summit e estamos lisonjeados pelas ofertas apresentadas por cidades tão diversas como Londres e Valência e pela disponibilidade e empenho de Primeiros-ministros, Presidentes e Presidentes de Câmara de toda a Europa”.

Mas o CEO da Web Summit acrescentou: “Estamos muito entusiasmados com o facto de continuarmos em Portugal. Sem conseguirmos aumentar a dimensão do espaço para a conferência isto não teria sido possível. Até há poucos meses não acreditávamos que fosse possível. Os planos são incríveis e estamos muito gratos a todos os que neles trabalharam”.

Para Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, “este acordo de dez anos com a Web Summit será decisivo para tornar Lisboa numa capital de excelência para a inovação, o empreendedorismo e o talento”, e acrescentou: “Estou seguro que os próximos anos serão marcados pelo crescimento exponencial do investimento em TI e do emprego na cidade. Estamos muito satisfeitos por podermos continuar a fazer parte da História com a Web Summit!”

Com o atual acordo a Web Summit, o Governo e a Câmara Municipal de Lisboa pretendem também resultados ao nível da sustentabilidade, e para isso vão também, entre outras medidas, implementar políticas de eliminação de plásticos descartáveis de uso único, de desperdício zero alimentar e realocação e reutilização de materiais de construção.