Web Summit: Inteligência Artificial nos produtos das startups

Especialistas e investidores em tecnologias de informação e comunicação, de todo o mundo, participaram na Web Summit, em Lisboa. A inteligência artificial assumiu um dos grandes relevos nos produtos apresentados por uma grande parte das startups.

Web Summit: Inteligência Artificial nos produtos das startups
Web Summit: Inteligência Artificial nos produtos das startups. Foto: TV Europa

As novidades em inovação nas tecnologias de informação e comunicação apresentadas em Lisboa na maior conferência mundial a Web Summit. Durante 4 dias, de 1 a 4 de novembro muitos milhares de experts, vindos de todo o mundo, apresentaram e debateram diversos conceitos, novas visões de estratégia para os sistemas de informação bem como o impacto das mesma na sociedade.

Um grande número de startups apresentaram as suas ideias e produtos e trouxeram a Lisboa mais de 1000 investidores, que avaliaram os projetos e selecionaram opções de aplicação de capitais. O Brasil foi um dos países com uma grande presença na Web Summit, mas também outros países tiveram uma presença que se fez notar através de pavilhões próprios, como foi o caso, entre outros, da Alemanha, Qatar, Egito, Grã-Bretanha, Lituana e a Ucrânia.

Numa constante evolução da designada inteligência artificial (IA) verificou-se a apresentação de um grande número de startups com soluções baseadas na IA, um dos exemplos foi a apresentação pela startup italiana Evometrika com o seu dispositivo Okio box, que processa vídeo de segurança doméstica.

Em outras áreas de aplicação da tecnologia a empresa canadiana, Varcity, apresentou uma abordagem no setor do fintech, fornecendo um simulador de negociação com ferramentas de nível empresarial, com dados de mercado em tempo real.

A nova Web3 foi abordada na conferência por diversos oradores e sobre muitas perspetivas. A Web3 mostrou ser um tema de irá trazer muita inovação. Neste caso anotamos a startup datalatte, de Singapura, com a sua solução para ajudar as empresas a entrar na Web3.