Woodstock no CCB com três horas e meia de 3 dias de Paz, Música e Amor

Belém Cinema, dia 2 de junho às 16h00, no grande auditório do CCB, apresenta WOODSTOCK de Michael Wadleigh, uma versão digital restaurada do documentário com retrata de forma completa e precisa três dias no verão de 1969 em Bethel, a norte de Nova Iorque.

0
Woodstock no CCB com três horas e meia de 3 dias de Paz, Música e Amor
Woodstock no CCB com três horas e meia de 3 dias de Paz, Música e Amor. Foto: DR

No domingo, dia 2 de junho, às 16h00, no Grande Auditório do CCB, é exibido o filme Woodstock de Michael Wadleigh, com Richie Havens, Joan Baez, Joe Cocker, The Who, Santana, Sly and the Family Stone, Jimi Hendrix. Um filme de 1970 de 216 minutos, para maiores de 12 anos. Uma coprodução CCB – MIDAS FILMES.

Três dias no verão de 1969, em plena guerra do Vietname. Uma quinta em Bethel, a norte de Nova Iorque. Quatrocentas mil pessoas. Inesperadamente, o que era suposto ser apenas mais um concerto de rock, tornou-se um marco na história política, cultural e social dos Estados Unidos.

O que mais impressiona neste filme é a capacidade de Michael Wadleigh transportar o espectador para dentro do recinto e transmitir-lhe a sensação do que foi realmente ali estar. Wadleigh não se coíbe de mostrar, além das atuações e dinâmicas em torno do palco, as reações e interações dos músicos e do público, dezenas de pequenos episódios e situações que foram sendo testemunhadas em Bethel e que demonstravam bem o espírito do Woodstock: a paz, o amor, as drogas, o sexo, a liberdade.

Estreado logo em 1970, numa versão de 185 minutos, Woodstock foi amplamente elogiado pela crítica e pelo público, tendo recebido o Óscar de Melhor Documentário, além da nomeação para Melhor Montagem e Melhor Som (algo inédito para um documentário). Em 1996, foi considerado um «filme de grande relevância cultural, histórica e estética» e, por isso, digno de arquivo, restauro e preservação pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, a mais importante instituição de arquivo norte-americana.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!