Aeroporto de Lisboa passa a Aeroporto Humberto Delgado

Aeroporto Humberto Delgado é a nova designação oficial do aeroporto de Lisboa, até aqui também conhecido por aeroporto da Portela. A decisão da nova designação foi do Governo.

0
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Lisboa. Foto: © DR

A designação oficial do aeroporto de Lisboa para ‘Humberto Delgado’ foi aprovada em Conselho de Ministros de 11 de fevereiro de 2016. O governo justificou a decisão referindo que é “em homenagem a uma figura notável da história política nacional do século XX e um vulto da aviação civil portuguesa”.

O conselho de ministros referiu ainda, em comunicado, que desta forma é “reconhecido o papel ímpar do General Humberto Delgado não só no combate pela liberdade e pela democracia durante o Estado Novo, como também na criação da moderna aviação comercial em Portugal”.

“Enquanto Diretor-Geral do Secretariado da Aeronáutica Civil, presidiu à fundação dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP) e criou as primeiras linhas aéreas de ligação ao exterior, promovendo e dignificando o papel de Portugal no mundo”, lembrou o Conselho de Ministros.

A decisão de mudança para a nova designação oficial “Humberto Delgado” entra em vigor a 15 de maio de 2016. Uma decisão que “já tinha sido aprovada por unanimidade, há cerca de um ano atrás, pela Assembleia Municipal de Lisboa”, lembrou Pedro Marques, Ministro do Planeamento e Infraestruturas, e esclareceu também que o dia da passagem do nome escolhido deve-se à comemoração do “aniversário de nascimento de Humberto Delgado”.

“Humberto Delgado para além de ter sido uma figura maior de oposição à ditadura teve também um papel muito relevante na área da aviação civil”, lembrou Pedro Marques, e acrescentou que “conseguiu, também, obter para Portugal toda a componente do controlo de tráfego no espaço norte atlântico, aquele que é o nosso espaço aéreo, isto foi alcançado no tempo em que foi Diretor da Aeronáutica Civil”.

O Ministro do Planeamento e Infraestruturas referiu ainda que Humberto Delgado “teve uma ligação muito forte há infraestrutura aérea portuária e ao desenvolvimento dos transportes aéreos, em Portugal, e portanto era muito justo que fosse atribuída esta designação ao aeroporto”.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!