Governo aprova concurso para construção de Escola OTAN em Oeiras

Conselho de ministro autorizou lançamento do concurso público para a construção da Escola OTAN de Comunicações e Sistemas de Informação, que vai ser instalada no Reduto Gomes Freire, em Oeiras.

Primeiro-ministro, António Costa (à esquerda) e Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg (à direita), 17 de março de 2016
Primeiro-ministro, António Costa (à esquerda) e Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg (à direita), 17 de março de 2016. Foto: © OTAN

A obra da Escola OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) tem um valor estimado superior a 20 milhões de euros e vai ser totalmente financiada pela OTAN. O Governo considera que a Escola “terá um impacto relevante na economia nacional e regional, uma vez que a escola irá receber formandos de todos os países que integram a OTAN”.

Outro dos fatores positivos para Portugal é de que “a Escola OTAN de Comunicações e Sistemas de Informação permitirá potenciar um conjunto de capacidades de grande importância para a Defesa Nacional, contribuindo significativamente para a afirmação de Portugal como um centro de desenvolvimento de know-how e conhecimento nos domínios da ciberdefesa”.

“Esta iniciativa resulta de um intenso trabalho desenvolvido pelo Estado português no âmbito da reorganização das estruturas da OTAN, no sentido de manter em território nacional uma presença relevante daquela organização internacional”, refere em nota o Governo.

A instalação da Escola OTAN, em Oeiras, foi acordada em 2011, a construção foi prevista para ter início em 2015 e a entrada em funcionamento da escola a ter lugar em 2017.