Presidente da República visitou instalações da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa

O estado de degradação dos edifícios levou o Presidente da República a visitar as instalações da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). A visita que foi sugerida ao Presidente por alunos quando esteve na Academia das Belas Artes de Lisboa, dez dias antes.

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e Secretária de Estado do Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e Secretária de Estado do Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, Foto: © TV Europa

Na reunião na FBAUL com a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, o Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, o Presidente da FBAUL, Victor dos Reis e um representante dos alunos, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi informado do estado das instalações e dos projetos em curso.

Marcelo Rebelo de Sousa percorreu alguns espaços das instalações da Faculdade e pode observar o estado atual de algumas partes dos edifícios, nomeadamente algumas salas de aula, a biblioteca, o pátio interior e a cisterna.

Durante a visita, Victor dos Reis indicou ao Presidente da República haver dificuldades para determinar algumas patologias nos edifícios referindo-se ao caso das origens das infiltrações, uma situação que levou o Presidente a aconselhar uma consulta ao Instituto Superior Técnico (IST). Victor dos Reis informou que no caso do Pátio da Cisterna o IST foi fundamental pois foi assim “que se percebeu como se poderia resolver o problema”.

No final da visita o Presidente referiu aos jornalistas que a “cisterna está numa situação que não é recomendável, para não dizer perigosa”. Mas esclareceu, dizendo: “ficamos a saber que até ao fim do ano há uma intervenção na cisterna” e que “vai avançar o projeto em relação a outras áreas do edifício”.