5G revoluciona forma de assistir ao futebol

Adeptos de futebol estão já a assistir a experiências de antecipação de como irão assistir a jogos quando a tecnologia 5G for implementada nos estádios. Transmissão de vídeo em 4K e dados estatísticos viajam em 5G a 4Gbps.

0
5G revoluciona forma de assistir ao futebol, Ericsson
5G revoluciona forma de assistir ao futebol, Ericsson. Foto: © Ericsson

As empresas Ericsson e Sprint estão a demonstrar o que será a aplicação do 5G e o uso de imagens em 4K dos eventos desportivos. As empresas estão a fazer o streaming de conteúdo vídeo em ultra alta resolução (UHD) 4K numa rede sem fios 5G usando o espetro de 400 MHz.

John Saw, responsável de tecnologia da Sprint, disse: “Conseguirmos velocidades de até 4 Gbps, longe de um ambiente de laboratório, neste caso no parque de estacionamento do Lincoln Financial Field, na Filadelfia, e no meio de milhares de pessoas, o que é muito aliciante”.

O responsável da Sprint referiu ainda que é “uma enorme oportunidade para demonstrarmos a evolução tecnológica que conseguimos, e por que razão o 5G será tão importante para os adeptos dos eventos desportivos”.

A demonstração instalada pelas empresas permite que uma câmara de vídeo capte as imagens e as envie para monitores, ao mesmo tempo que são enviados dados estatísticos, usando a rede 5G. Assim, numa situação de transmissão de um evento desportivo, os jogadores podem estar conectados e assim os adeptos podem, ao mesmo tempo que acedem às imagens em tempo real, conhecer os movimentos, a velocidade e a altura a que vai a bola.

Glenn Laxdal, Diretor de Tecnologia e Estratégia da Ericsson na América do Norte, referiu, citado em comunicado, que “o 5G vai tornar possível um largo conjunto de serviços, mais do que qualquer outra rede até agora consegui, e os eventos desportivos são uma excelente forma de demonstrar estas potencialidades”.

Entre as diversas experiências com a rede 5G encontra-se a capacidade de ver os desafios através de qualquer ângulo, a possibilidade de recorrer aos telemóveis para alternar entre diferentes imagens de 360 graus, captadas pelas câmaras de alta definição de realidade virtual espalhadas pelo recinto desportivo.

O 5G vai permitir que os fãs, a partir dos seus telemóveis, possam fazer streaming de vídeo em alta qualidade e partilhar a visão que têm dos seus lugares com outros espectadores do mesmo jogo.

A normalização do 5G ainda vai demorar alguns anos, mas a tecnologia já evoluiu ao ponto de atingir velocidades de gigabit por segundo em ambientes de reais (e não só de laboratório).

Num inquérito efetuado junto dos operadores e publicado esta semana, a Ericsson indica que 87% dos operadores referem que o 5G será uma tecnologia que vai mudar por completo o mercado, e 86% concordam que o 5G permite um conjunto de serviços que nenhuma outra rede assegurou até hoje.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!