Centro de operações de satélites na Noruega entregue à GMV

Sistema de controlo dos dois satélites da Space Norway, a instalar na Noruega, vai ser desenvolvido e instalado pela tecnológica GMV. Os satélites ASBM-1 e ASBM-2 vão cobrir o Ártico em banda larga para fins civis e militares.

0
Centro de operações de satélites na Noruega entregue à GMV
Centro de operações de satélites na Noruega entregue à GMV. Imagem: DR

A GMV foi a tecnológica selecionada para a assinatura de contrato com a Northrop Grumman para o desenvolvimento e fornecimento do centro de operações dos satélites ASBM-1 e ASBM-2 da Space Norway HEOSAT, no norte da Noruega.

A Space Norway HEOSAT, subsidiária da empresa estatal Space Norway, é uma empresa norueguesa fundada para administrar a Missão de Banda Larga por Satélite do Ártico (Artic Satellite Broadband Mission ou ASBM).

Os satélites ASBM-1 e ASBM-2, construídos pela Northrop Grumann sobre a plataforma GeoStar, constituem o núcleo do sistema da missão ASBM, concebido para funcionar em órbitas acentuadamente elíticas (HEO), para permitirem a conetividade de banda larga em latitudes para além das que podem alcançar os satélites geoestacionários.

Centro de operações de satélites na Noruega entregue à GMV
Centro de operações de satélites na Noruega entregue à GMV. Foto: DR

Enquanto os satélites geoestacionários proporcionam cobertura a partir do Equador, os satélites ASBM vão utilizar as órbitas elíticas para cobrir o Ártico, especificamente aos 65º a norte e ainda mais norte, para oferecerem banda larga móvel aos utilizadores civis e militares no Ártico.

Cada um dos satélites, com lançamento previsto para finais de 2022, está equipado com cargas úteis para Inmarsat, Ministério da Defesa da Noruega e Força Aérea dos Estados Unidos.

O centro de controlo para a Northrop Grumman a desenvolver e a instalar pela GMV, inclui o sistema de processamento em tempo real de telemetria e comando baseado no produto Hifly, o sistema de dinâmica de voo baseado no FocusSuite, assim como o sistema de monitorização e controlo de equipamentos terrestres desenhado e parcialmente desenvolvido em Portugal, Magnet.

A GMV vai também fornecer soluções para o controlo da frota, como o Flyplan (para planeamento e automatização de operações) e o FleetDasboard que oferece conhecimento global do estado do sistema junto à CentralLog (que integra todos os eventos dos diferentes subsistemas).

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!