Digital preserva património cultural musical das ilhas Jónicas gregas

Investigadores recorrem a tecnologias de digitalização e da Web para preservar, conservar, gerir e disseminar o património cultural musical das ilhas Jónicas gregas.

Música em formato digital
Música em formato digital

O trabalho dos investigadores encontra-se publicado na revista Computational Intelligence Studies, e mostra como a nova tecnologia digital pode ser usada para conservar e preservar a herança cultural musical, no caso concreto o património cultural musical das ilhas Jónicas gregas.

Para Dimitrios Koukopoulos e Dimitrios Tsolis do Departamento de Gestão do Património Cultural e Novas Tecnologias, da Universidade de Patras, e para Agrinio, e Georgios Helíades do Departamento de Som e de Tecnologia de Instrumentos Musicais, do Instituto Tecnológico das ilhas Jónicas, em Cefalónia, Grécia, que fizeram parte do projeto, a aplicação desenvolvida irá salvaguardar a música popular das ilhas Jónicas gregas e fornecer serviços e ferramentas para utilizadores de internet, bem como para os curadores de arquivos musicais.

Os dois maiores desafios no domínio da informatização do património cultural são os que se referem aos vários formatos em novas capturas de dados, e sob uma variedade de condições, e a representação baseada em semântica, pesquisa e edição de tecnologias de informação, para suportar o processamento, a gestão e a disseminação dos conteúdos culturais e do ambiente, indicaram os especialistas envolvidos no projeto.

Mas os investigadores foram ainda confrontados com um número variável de parâmetros que podem afetar o processo de digitalização do conteúdo cultural, tais como, a precisão, volume dos dados, variedade de condições de captura, tipos materiais e os desafios ambientais ligados à preservação dos suportes digitais.

O projeto do Arquivo de Música Jónico (AMJ) foi financiado pela União Europeia e permitiu a preservação de uma enorme quantidade de riqueza musical em vias de extinção, e que é uma referência central da cultura musical Jónica. Parte da aplicação envolve sofisticado sistema de marca d’água para proteger os artefactos registados.

O arquivo envolve texto, imagem, áudio e vídeo, em que o conteúdo de texto consiste em interpretações de música e informação de fundo histórico. As imagens podem ser folhas de música ou representações (esboço, etc.). O conteúdo de áudio consiste em gravações de som de música tradicional e popular, música de igreja ou sons de eventos culturais populares. O vídeo pode ser animação ou festividades ao vivo.

A aplicação de arquivo é um sistema totalmente escalável e atualizável, referem os especialistas, e indicam ter sido possível produzir um disco que incluiu uma coleção de sons eclesiásticos de todas as três ilhas, revelando o timbre único de música das ilhas Jónicas. Canções tradicionais das zonas rurais estão agora a ser incorporadas no sistema.