Forum Dança mostra ensino e formação em cultura

Forum Dança abre portas para o mundo com espetáculos, conferências e Masterclasses, de 4 a 9 de novembro, em Lisboa.

Cartografias
Cartografias. Foto: Forum Dança/Pedro Pina Vasconcelos

A associação cultural Forum Dança dá a conhecer em novembro o trabalho que tem vindo a desenvolver, e que já vai em 28 anos de atividade. Com programações inéditas, é posto em relevo o trabalho nas áreas da formação e criação em dança contemporânea, bem como na formação de gestores e produtores culturais.

O curso do Forum Dança é, por certo, o que mais profissionais tem integrado no setor da cultura em Portugal. A lista é extensa e rica em talentos da dança contemporânea portuguesa. Bailarinos e coreógrafos são e continuam a fazer parte do ADN da associação, enquanto professores ou curadores de várias iniciativas.

Na programação de novembro encontramos ecos de trabalhos de Vítor Roriz & Sofia Dias e Patrícia Portela com os então alunos do Forum Dança, agora criadores/artistas que apresentam os seus trabalhos, como é o caso de Mickaella Dantas, Daniel Pizzamiglio & Inês Cartaxo, Sérgio Matias e Romain Teulle.

O curso de Gestão e Produção das Artes do Espetáculo que o Forum Dança já anunciou para 2018 e que será a sua 25ª edição, já contribuiu para que mais de 400 pessoas pudessem aceder a uma formação especializada em cultura. Profissionais cujo sucesso é visível e que hoje são definidores do atual de um setor com elevado dinamismo.

Para o sucesso dos profissionais de gestão e produção das artes do espetáculo muito contribuíram, enquanto professores, referências de várias áreas da cultura em Portugal, como: Catarina Medina, diretora de Comunicação do Teatro Maria Matos; Rita Guerreiro, da Cassefaz; Rui Campos Leitão, da Orquestra Metropolitana de Lisboa; Francisco Frazão, programador de Teatro na Culturgest; Otelo Lapa, Diretor de Cena na Fundação Calouste Gulbenkian; Jonas Omberg, da Capital Ibero Americana de Cultura; Miguel Honrado, atual Secretário de Estado da Cultura e António Pinto Ribeiro, programador cultural, entre muitos outros.

Como que antecipando as comemorações do 30º aniversário que decorre em 2019 o Forum Dança lança, este ano duas programações inéditas que dão a conhecer as atividades que vem desenvolvendo.

OPEN PACAP

O ‘OPEN PACAP’ – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas, a iniciar a 3 de novembro marca o lançamento de um novo curso do Fórum Dança com conferências, tertúlias e masterclasses. A Cartografias propõe uma mostra de criações na área da dança contemporânea.

Com início a 3 de novembro, o ‘OPEN PACAP’ oferece uma semana intensa de conferências e tertúlias, com convidados nacionais e internacionais, com abordagens teóricas e práticas da construção de um objeto de arte.

Entre o Espaço da Penha, sede do Forum Dança, a Faculdade de Belas Artes de Lisboa e a Casa Fernando Pessoa é possível ouvir e debater com o investigador e professor de Filosofia Nicolas Fernando De Warren, o professor de Media Arts na Royal Holloway, da Universidade de Londres, Christopher Townsend e o director do Teatro Académico de Gil Vicente, Fernando Matos de Oliveira.

Até 9 de novembro o ‘OPEN PACAP’ permite também participar em Masterclasses conduzidas por Christopher Townsend, pela a filósofa Willow Verkerk e pelo historiador de Cinema e programador Olivier Hadouchi.

No dia 9 novembro, às 20h30, no Forum Dança, o ‘OPEN PACAP’ encerra com um Ensaio Aberto da nova peça de Clara Andermatt, com colaboração de Mickaela Dantas e Patrícia Portela.

De acordo com o Forum Dança a semana aberta do PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas, tem curadoria da artista e escritora Patrícia Portela, e alarga a sua capacidade formativa a todos os interessados em conhecer e refletir sobre a área artística.

Cartografias

Cartografias’ tem como objetivo promover o pensamento sobre a arte da dança na atualidade e a sua articulação com a filosofia, a ligação ao mundo natural e a afirmação da componente política do movimento, indicou o Forum Dança.

Com curadoria de Ezequiel Santos, ‘Cartografias’ envolve criadores emergentes e bem como de maior maturidade, alguns antigos alunos do Forum Dança, num trabalho conjunto, do qual resultam dois momentos de apresentação: o primeiro a 4 e 5 de novembro e o segundo em fevereiro de 2018.