Reis dos Belgas visitam Portugal de 22 a 24 de outubro

Rei Philippe e Rainha Mathilde, Reis dos Belgas, visitam Portugal de 22 a 24 de outubro. O programa da vista de Estado decorre em Lisboa e no Porto, e incluiu em Lisboa, um passeio de elétrico pelas ruas da cidade, e no Porto um passeio pela Ribeira.

Reis dos Belgas visitam Portugal de 22 a 24 de outubro
Reis dos Belgas visitam Portugal de 22 a 24 de outubro. Foto: Rosa Pinto

A convite do Presidente da República, Marcelo rebelo de Sousa, os Reis dos Belgas fazem uma vista de Estado a Portugal, entre os dias 22 e 24 de outubro. O Rei Philippe e a Rainha Mathilde são acompanhados por uma comitiva governamental, que inclui o vice-primeiro ministro e ministro dos Negócios Estangeiros, Didier Reynders, e os Ministros-presidentes das Comunidades e Regiões, bem como, por diversos académicos e empresários.

A extensa comitiva “ilustra a densidade do relacionamento bilateral entre a Bélgica e Portugal e o seu potencial futuro, bem como as múltiplas dimensões em que esta visita se desenrolará” e que envolve atividades em Lisboa e Porto.

No dia 22 de outubro, os Reis recebem honras militares na Praça do Império, em Lisboa, e depositam uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, na Igreja Santa Maria de Belém, Jerónimos, e em seguida reúnem no Palácio de Belém com o Presidente da República, a que se segue um almoço oferecido pelo Primeiro-ministro António Costa.

Na tarde do mesmo dia, os Reis dos Belgas são recebidos pelo Presidente da Assembleia da República e pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e fazem um passeio de elétrico pelas ruas da cidade na companhia do Presidente da República. Para marcar o centenário do Armistício da Primeira Guerra-Mundial, o Rei Philippe e a Rainha Mathilde prestam ainda uma homenagem aos Mortos da Grande Guerra.

No final do dia o Presidente da República oferece, no Palácio da Ajuda, um banquete de Estado em honra dos Reis dos Belgas.

No dia 23 de outubro os Reis visitam o Oceanário de Lisboa, onde são informados das atividades desenvolvidas pela Fundação Oceano Azul e de seguida participam num Seminário Económico Luso-Belga, na Fundação Calouste Gulbenkian, que conta também, na sessão inaugural, com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa.

A Rainha Mathilde visita a Associação Cultural Moinho da Juventude, na Cova da Moura, enquanto o Rei Philippe faz uma visita ao “Impact Hub Lisbon”.

Na tarde de dia 23 os Reis estão presentes na cerimónia de assinatura de acordos bilaterais entre Portugal e a Bélgica. E no final do dia os Reis oferecem “uma receção de retribuição a Sua Excelência o Presidente da República e a convidados portugueses na Fundação Calouste Gulbenkian.”

No dia 24 de outubro a visita decorre no Porto, sendo os Reis recebidos na Câmara Municipal do Porto e de seguida visitam a Fundação de Serralves. O Presidente da Câmara oferece um almoço em honra dos Reis no Palácio da Bolsa,

Na tarde do dia 24, os Reis fazem uma visita à Igreja de S. Francisco e um passeio pela Ribeira, na companhia do Presidente da República. E a visita no Porto termina com uma deslocação do Rei Philippe e da Rainha Mathilde ao UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto da Universidade do Porto.