Brexit sem acordo pode acontecer a 12 de abril

Comissão Europeia assume que após a votação negativa na Câmara dos Comuns do Reino Unida do acordo negociado para a retirada, o cenário de um Brexit sem acordo em 12 de abril é agora provável.

Brexit sem acordo pode acontecer a 12 de abril
Brexit sem acordo pode acontecer a 12 de abril

Em declaração, a Comissão Europeia (CE) lamentou, ontem, a votação negativa na Câmara dos Comuns do acordo negociado entre o Reino Unido e a União Europeia. “De acordo com a decisão do Conselho Europeu (artigo 50.º), em 22 de março, o prazo previsto no artigo 50.º, n.º 3, é prorrogado até 12 de abril”, e agora “cabe ao Reino Unido indicar o caminho a seguir antes dessa data, para apreciação pelo Conselho Europeu.”

Para a CE “um cenário de “não negociação” em 12 de abril é agora um cenário provável”, e a CE indicou que a “UE prepara-se desde dezembro de 2017 e está agora totalmente preparada para um cenário de “não negociação” à meia-noite de 12 de abril.”

“A UE permanecerá unida. Os benefícios do Acordo de Retirada, incluindo um período de transição, não serão, em nenhuma circunstância, replicados em um cenário de “não acordo”. Pequenos negócios setoriais não são uma opção”, lembrou a Comissão Europeia.