Gulbenkian Música exibe “Tempos Modernos” de Chaplin com Orquestra ao vivo

“Tempos Modernos” de Chaplin, com interpretação da banda sonora ao vivo pela Orquestra Gulbenkian, no dia 17 maio, 21h00 e 18 maio, 19h00, no Grande Auditório, celebra-se o 130.º aniversário do nascimento de Charles Chaplin.

Gulbenkian Música exibe “Tempos Modernos” de Chaplin com Orquestra ao vivo
Gulbenkian Música exibe “Tempos Modernos” de Chaplin com Orquestra ao vivo. Foto: © Roy Export S.A.S

Dia 16 de abril, celebra-se o 130.º aniversário do nascimento de Charles Spencer Chaplin, e a Gulbenkian Música junta-se às comemorações da efeméride com a exibição a 17 e 18 de maio do clássico “Tempos Modernos“, o último filme mudo produzido por Chaplin em 1936, com interpretação da banda sonora ao vivo pela Orquestra Gulbenkian.

Para além de ator, realizador, produtor, humorista, empresário e argumentista, Charlie Chaplin foi também músico. Apesar de não ter formação musical nem saber ler uma pauta, tocava vários instrumentos e compôs diversas bandas sonoras para os seus filmes assim que o som foi introduzido no cinema.

“Tempos Modernos” é um exemplo disso mesmo, com música sincronizada e efeitos sonoros, por forma a cativar o público que naquela década começava a perder o hábito de assistir a filmes mudos. É também o primeiro filme em que se ouve a voz de Chaplin, numa canção composta e cantada pelo próprio, em dueto com Paulette Goddard.

No filme, a personagem que ficou conhecida na Europa como Charlot tenta sobreviver no mundo industrializado. Considerado uma crítica ao capitalismo e aos maus-tratos a que os empregados estavam sujeitos desde a Revolução Industrial, foi objeto de restauro em 1999 tendo sido encomendada a Timothy Brock a reconstituição da banda sonora.

É esse precioso trabalho de reconstituição que agora chega agora ao Grande Auditório, dirigido por Brock e interpretado pela Orquestra Gulbenkian, acompanhando a projeção da comédia dramática por várias vezes considerada pela imprensa especializada como um dos melhores filmes de todos os tempos.