André Viamonte: cantor faz digressão no centro e norte do país em Junho

Viamonte faz digressão em junho pelo centro e norte do país, com espetáculos agendados para Braga, Porto, Viseu, Coimbra e Vila Real. Os espetáculos de Viamonte estabelecem, através da música, elos que interiorizam sentimentos.

André Viamonte: cantor faz digressão no centro e norte do país em Junho
André Viamonte: cantor faz digressão no centro e norte do país em Junho. Foto: DR

André Viamonte, cantor e compositor, nasceu em Zurique, filho de pais emigrantes, de Vila Real, cresceu e viveu em Singen, uma cidade do Sul da Alemanha. Durante a infância, André Viamonte foi assimilando as diferentes e ricas culturas musicais. Do Folclore ao Fado, da Ópera ao Jazz e Bossa Nova, até às vozes Búlgaras. O legado cultural propiciado na infância permitiu-lhe aceder a uma biblioteca de sons, diversificados e mesmo díspares.

Em 2013, forma-se em Musicoterapia, em Lisboa, acabando por agregar toda a sua área pessoal da música (composição, canto) com a disciplina da terapêutica. Os processos terapêuticos em que se envolveu tornaram-se uma plataforma de inspiração, enquanto artista como foram refletidos no álbum de estreia: VIA.

Após a formação em Musicoterapia, com Mestrado pela Universidade Lusíada, e o contacto com problemáticas sociais, ligadas à violência ao abuso e a áreas da saúde, como a oncologia pediátrica, os cuidados paliativos e a geriatria, entre outras, permitiram criar uma maior consciencialização dos problemas no artista, no compositor e no ser humano. A música passou a ter uma missão: “Levar a música a uma via de união pelo sentimento baseada na empatia gerando sentimentos de pertença, respeito e tolerância.”

Em 2016 lança o álbum de estreia VIA: um trabalho que se assume como um resultado musical e integrante de um mundo na “… era da Globalização. Onde vários estilos se unem e onde várias línguas se fundem e falam uma só linguagem universal construída na emoção.”

Em outubro, André Viamonte regressa como o novo trabalho “Monte” que conta com a participação da atriz Eunice Muñoz, B.leza (Hip pop), Nippy AshWinder (Voz, cantor oriundo da Índia), Beatriz Nunes (Voz actual dos Madredeus) e Coimbra Gospel Choir.

O álbum foi finalizado nos míticos estúdios londrinos Abbey Road Studios, com Alex Wharton, responsável por trabalhos de músicos emblemáticos do panorama mundial como: Paul McCartney, The Pixies, Gilberto Gil, St. Germain, Radiohead, Massive Attack, Coldplay, entre outros.

Durante o mês de junho, o cantor e compositor André Viamonte vai percorrer o centro e norte do país e levar a sua música, ao vivo, junto do público. Espetáculos que são autênticos momentos de música em que a partilha atinge de forma incisiva o público.

Programa

Dia 7 Junho: Braga, Auditório do Bomfim
Dia 8 Junho: Porto, Auditório CCOP
Dia 21 Junho: Viseu, Auditório Mirita Casimiro
Dia 22 Junho: Coimbra, Auditório Conservatório de Música
Dia 23 Junho: Vila Real, Auditório Conservatório de Música

Bilhetes à venda em BOL.pt e no dia dos concertos nos respetivos locais.