Chefe do Estado-Maior da Armada de Portugal condecorado pelo Governo Espanhol

Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Maria Mendes Calado, recebeu a medalha de Cruz do Mérito Naval de Espanha, a distinção atribuída pelo Governo Espanhol é devida às excelentes relações existentes entre as duas Marinhas.

Chefe do Estado-Maior da Armada de Portugal condecorado pelo Governo Espanhol
Chefe do Estado-Maior da Armada de Portugal condecorado pelo Governo Espanhol. Foto: Marinha

O Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Maria Mendes Calado, visitou o Quartel-General da Armada espanhola, no dia 29 de outubro, a convite do seu homólogo, o almirante general Teodoro López Calderón.

​​​​​​​A visita permitiu estreitar as excelentes relações existentes entre as Marinhas dos países ibéricos, que nos últimos anos têm permitido atingir elevados índices de cooperação e colaboração em diferentes domínios.

Como reconhecimento das excelentes relações existentes, a Ministra da Defesa de Espanha, Margarita Robles, distinguiu com a medalha de Cruz do Mérito Naval o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada.

A cerimónia de imposição de condecoração foi presidida pelo Almirante López Calderón, e contou com a presença do Embaixador de Portugal em Espanha, o Embaixador Francisco Menezes, bem como diversos oficiais generais da estrutura superior da Armada Espanhola.

O almirante português visitou também, em Espanha, o Museu Naval da Armada onde decorre a exposição relativa à Celebração do V Centenário da Viagem de Circum-navegação de Magalhães e de Elcano, que foi recentemente inaugurada pelo Rei Filipe VI de Espanha.

No âmbito do apoio da Marinha Portuguesa ao Projeto “Marinheiros da Esperança”, o almirante António Maria Mendes Calado fez uma visita às crianças que se encontram internadas no Serviço de Oncologia do Hospital Materno Infantil – Hospital La Paz, em Madrid. Uma visita que suscitou um enorme entusiasmo e acolhimento por parte das crianças internadas e dos responsáveis da unidade hospitalar espanhola.