Torres Vedras inova para criar espirito natalício e ajudar comércio tradicional

Campanha “Este Natal…Torres Vedras é sua” reúne iluminações e decorações de Natal, Desfile Sustentável de Natal por todo o concelho, concertos e exposição. Câmara Municipal de Torres Vedras pretende espírito natalício que apoie comércio tradicional.

Torres Vedras inova para criar espirito natalício e ajudar comércio tradicional
Torres Vedras inova para criar espirito natalício e ajudar comércio tradicional

Câmara Municipal de Torres Vedras lança campanha “Este Natal…Torres Vedras é sua” para envolver população no espírito natalício. Com a campanha, que vai decorrer até 6 de janeiro, o Município espera que se crie a “magia” do Natal e que a população possa apoiar o comércio tradicional.

As iluminações e decorações de Natal já podem ser apreciadas em Torres Vedras e Santa Cruz, e a partir do próximo dia 1 de dezembro e até ao Dia de Reis, a “Casa do Pai Natal” vai estar na praça do Mercado Municipal de Torres Vedras, onde os mais pequenos vão poder deixar as suas mensagens natalícias.

Ainda na praça do Mercado Municipal, e entre os dias 12 de dezembro e 6 de janeiro, é possível visitar a exposição Natal (En)caixa. A exposição conta com cinco artistas: Ana Mota, Daniel Silvestre da Silva, Leonor Brilha, Olga Neves e Tânia Clímaco, que apresentam histórias de Natal interpretadas sob diversas linguagens artísticas.

No âmbito da campanha “Este Natal…Torres Vedras é sua” decorre o Desfile Sustentável de Natal, que vai percorrer as várias freguesias do concelho de Torres Vedras. O desfile envolve Renas, soldadinhos, duendes, malabaristas e outras personagens do imaginário infantil que irão recriar o ambiente natalício e proporcionar momentos de muita alegria e emoção a “miúdos” e “graúdos”.

Calendário do desfile

Dia 1 de dezembro, entre as 10h e as 12h, na União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira

Dias 1, 5, 12 e 13 de dezembro, entre as 14h30 e as 16h30, e no dia 24 de dezembro, entre as 10h e as 12h, no centro histórico de Torres Vedras

Dia 23 de dezembro, entre as 10h e as 12h e as 14h30 e as 16h30, por toda a cidade de Torres Vedras

Dia 5 de dezembro, entre as 10h e as 12h, na União das Freguesias dos Campelos e Outeiro da Cabeça

Dia 6 de dezembro, entre as 10h e as 12h, na Freguesia do Ramalhal

Dia 6 de dezembro, entre as 14h30 e as 16h30, na Freguesia da Ponte do Rol

Dia 8 de dezembro, entre as 10h e as 12h, na Freguesia da Ventosa

Dia 8 de dezembro, entre as 14h30 e as 16h30, na Freguesia da Freiria

Dia 12 de dezembro, entre as 10h e as 12h, na União das Freguesias do Maxial e Monte Redondo

Dia 13 de dezembro, entre as 9h30 e as 12h30, na União das Freguesias de Carvoeira e Carmões

Dia 19 de dezembro, entre as 10h e as 12h, na Freguesia do Turcifal

Dia 19 de dezembro, entre as 14h30 e as 17h, na União das Freguesias de Dois Portos e Runa

Dia 20 de dezembro, entre as 10h e as 12h, na Freguesia de S. Pedro da Cadeira

Dia 20 de dezembro, entre as 14h30 e as 16h30, na Freguesia da Silveira.

A música é outro dos ingredientes da campanha “Este Natal…Torres Vedras é sua”, com a realização prevista dos concertos:

(En) Cantos de Natal, pelo grupo Cant’arte, no dia 5 de dezembro, pelas 22h, a partir da Igreja de Santiago, em Torres Vedras;

A very merry… Riff’s carol pelo grupo Riff’s, no dia 12 de dezembro, pelas 22h, a partir da Igreja de Santiago;

Em Casa com a Camerata, pela Camerata Vocal de Torres Vedras, no dia 24 de dezembro, pelas 22h, a partir da Igreja de Santa Maria Madalena, no Turcifal.

Estes concertos serão proporcionados por meio da página de Facebook e do canal de Youtube da Câmara Municipal de Torres Vedras. O concerto de Natal “A música sacra de carissimi e a tradição natalícia” vai levado a cabo pela Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, no dia 20 de dezembro, pelas 11h, na Igreja da Misericórdia, podendo assistir presencialmente.

Para se facilitar a realização de compras no comércio tradicional de Torres Vedras, o estacionamento no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras e no Mercado Municipal de Torres Vedras vai ser gratuito nas três primeiras horas, durante o mês de dezembro.