Portugal suspende vacina COVID-19 da AstraZeneca

Depois de ocorrerem vários eventos de tromboebolismo em pessoas após receberam a vacina contra a COVID-19, da AstraZeneca, Portugal como vários países suspendem a vacina. A Agência Europeia de Medicamentos está a investigar a relação entre os eventos e a vacina.

Portugal suspende vacina COVID-19 da AstraZeneca
Portugal suspende vacina COVID-19 da AstraZeneca. Foto: DR

O Infarmed e a Direção-Geral da Saúde (DGS) acabam de indicar a decisão de suspender a vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca em Portugal. Uma decisão que teve em conta os últimos relatos sobre eventuais eventos tromboembólicos em pessoas que receberam a vacina. O Infarmed indicou que em Portugal ocorreram dois casos, mas que os mesmos tem um perfil diferente dos ocorridos em outros países.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) indicou que o seu comité de segurança está a investigar a relação entre os eventos de tromboembolismo e a vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca.

Portugal, como Espanha, Alemanha e outros países suspendem temporariamente a vacinação com a vacina COVID-19 da AstraZeneca como precaução, enquanto “a EMA investiga uma série de eventos de coágulos sanguíneos em pessoas que receberam a vacina”.

A EMA referiu que “eventos envolvendo coágulos sanguíneos, alguns com características incomuns, como baixo número de plaquetas, ocorreram num número muito pequeno de pessoas que receberam a vacina”.

Entretanto, a EMA refere que está “a trabalhar em estreita colaboração com a biofarmacêutica, com especialistas em doenças do sangue e com outras autoridades de saúde, incluindo a MHRA do Reino Unido, com base em sua experiência com cerca de 11 milhões de doses administradas da vacina”.