Doenças dos órgãos do sistema digestivo explicadas em plataforma online

Nova plataforma online sobre sistema digestivo, “Mais olhos na Barriga – O intestino é o nosso segundo cérebro”, foi lançada pela farmacêutica Jaba Recordati, em português. Especialistas esclarecem sobre doenças que afetam a saúde dos órgãos do sistema digestivo.

Doenças dos órgãos do sistema digestivo explicadas em plataforma online
Doenças dos órgãos do sistema digestivo explicadas em plataforma online. Foto: Rosa Pinto

Mais olhos na Barriga – O intestino é o nosso segundo cérebro” é uma nova plataforma online, em língua portuguesa, dedicada exclusivamente ao sistema digestivo. A plataforma é uma iniciativa da empresa farmacêutica Jaba Recordati.

A plataforma digital é um guia de informação útil com uma interface de navegação simples ao utilizador. O guia está estruturado para ajudar a esclarecer dúvidas, questões e preocupações que possam existir sobre os diversos órgãos do sistema digestivo, que se estende da boca ao ânus.

O utilizador pode assistir a vídeos com explicações por médicos especialistas, que numa linguagem clara abordam diversos temas como a prevenção e diversas doenças dos órgãos do sistema digestivo, ou ler artigos sobre variados temas ligados ao nosso sistema digestivo, aceder a conselhos úteis, perguntas frequentes e, ainda, a possibilidade do utilizador entrar em contacto, caso alguma questão não fique esclarecida com os diversos conteúdos disponíveis na plataforma.

O intestino é o nosso segundo cérebro

O intestino é considerado diferente de qualquer outro órgão do nosso organismo, dado que pode funcionar sozinho e possuir mesmo um sistema nervoso próprio chamado sistema nervoso entérico (SNE). “Um sistema que possui os seus próprios circuitos neurais, controlando diretamente o sistema digestivo. É por isso que o intestino é muitas vezes chamado de “segundo cérebro” e a ciência tem vindo a explicar o quão complexo e importante é este órgão, com mais de 500 mil células nervosas, que permite o desempenho de inúmeras funções que vão além da digestão, como por exemplo, a absorção de alimentos, a movimentação do bolo alimentar e a produção de neurotransmissores importantes e fundamentais para o funcionamento do organismo”, como explicou em comunicado a Jaba Recordati.

Para Rui Rijo Ferreira, diretor de Marketing da Jaba Recordati “a internet é sem dúvida uma ferramenta cada vez mais próxima e acessível, daí a aposta da empresa no desenvolvimento de uma plataforma online que permita a todos em geral ter acesso a um conjunto de informações credíveis sobre o intestino que é, não raras vezes, subestimado, mas a influência do seu bom funcionamento em todo o organismo é inquestionável. Estamos certos de que o “Mais olhos na Barriga” será uma mais-valia para o público em geral conhecer melhor os segredos do seu segundo cérebro”.