Interligar os Balcãs Ocidentais à rede de transportes da União Europeia

Albânia, Bósnia-Herzegovina, Kosovo, Montenegro, Macedónia do Norte e Sérvia vão interligar as redes de transportes à rede de transportes da União Europeia. Acordo assinado entre a Comissão Europeia e os Balcãs Ocidentais vai preparar adesão dos países à União Europeia.

Interligar os Balcãs Ocidentais à rede de transportes da União Europeia
Interligar os Balcãs Ocidentais à rede de transportes da União Europeia

A Comissão Europeia assinou hoje acordos de alto nível com a Albânia, a Bósnia-Herzegovina, o Kosovo, o Montenegro, a Macedónia do Norte e a Sérvia, sobre as redes de transporte que ligam estes países com a União Europeia.

Os acordos preveem a adaptação da rede transeuropeia de transportes (RTE-T), da rede ferroviária da União Europeia, das estradas, dos portos e das vias navegáveis interiores que fazem a ligação entre as cidades da União Europeia, interligando-as com os Balcãs Ocidentais.

A Comissão Europeia considera que foi dado “um passo importante no sentido de uma maior conectividade dos transportes entre a União Europeia e os nossos parceiros dos Balcãs Ocidentais”.

A Comunidade dos Transportes, que junta os Estados-Membros da União Europeia representados pela Comissão e os parceiros dos Balcãs Ocidentais, apoia ativamente a execução de projetos que ligam os seis países entre si e com a União Europeia.

Para a Comissão Europeia a integração das redes de transportes dos Balcãs Ocidentais na RTE-T contribuirá igualmente para preparar os países candidatos e potenciais candidatos para a sua futura adesão à União Europeia.