A Comissão Europeia nomeou a portuguesa, Maria Luísa Cabral, para diretora das Condições de Trabalho e Diálogo Social da Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão. Uma direção-geral da Comissão Europeia que é responsável pela política de emprego, assuntos sociais, competências e mobilidade laboral, e pelos respetivos programas de financiamento da União Europeia.
Para a nomeação, a Comissão teve em conta os profundos conhecimentos no domínio do Pilar Europeu dos Direitos Sociais de Maria Luísa Cabral, adquiridos em quase duas décadas de experiência na Comissão Europeia, bem com a aptidão excecional para fazer apresentações convincentes e conduzir negociações profícuas.
Maria Luísa Cabral é atualmente conselheira social e para as competências da presidente Ursula von der Leyen. A portuguesa aconselha, nomeadamente, a presidente sobre as competências e as questões sociais, desde o salário mínimo até ao trabalho nas plataformas digitais e ao diálogo social.
A nova diretora foi chefe da Unidade “Grupo das Relações Interinstitucionais” no Secretariado-Geral. Chefiou a Unidade “Coordenação da Segurança Social” e a Unidade “Direitos das Pessoas com Deficiência” na Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, tendo também ocupado o cargo de assistente do diretor-geral na Direção-Geral da Justiça e dos Consumidores.
Antes de exercer funções na Comissão Europeia foi diretora de Organização, Documentação e Difusão no Governo Regional da Madeira.