Com a primeira fase de candidaturas ao concurso nacional de acesso ao ensino superior em 2025/26, a abrir a 21 de julho, a Universidade do Minho disponibiliza 3029 vagas. Os candidatos têm uma vasta oferta, que inclui 59 cursos, em que 57 de licenciaturas e 2 de mestrados integrados.
A Universidade do Minho anuncia que os que os cursos com maior número de vagas são: Engenharia Informática com 170; Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação com 141, Medicina com 122 e Direito com 110. Educação e Direito são os únicos cursos com horários laboral e pós-laboral, e a licenciatura em Música é acedida por concurso local.
A Universidade disponibiliza diversas graduações que abrangem Escolas/Institutos da Universidade, como: Engenharia; Ciências; Economia, Gestão e Ciência Política; Letras, Artes e Ciências Humanas; Ciências Sociais; Arquitetura, Arte e Design; Educação; Direito; Medicina; Enfermagem; e Psicologia. As licenciaturas duram três ou quatro anos e os mestrados integrados entre cinco e seis anos. Os cursos são lecionados entre os polos de Gualtar, Congregados, em Braga, Azurém e Couros, em Guimarães.
O arranque do ano letivo deve ocorrer a 15 de setembro de 2025. A primeira fase de candidaturas decorre de 21 de julho a 04 agosto, em www.dges.gov.pt. Cada candidato indica até seis pares curso/estabelecimento, por ordem de preferência e pode ainda proceder-se ao pedido da bolsa de estudo, acelerando a análise pelos Serviços de Ação Social.
Os resultados das candidaturas serão publicados a 24 de agosto, seguindo-se as matrículas online de 25 a 28 de agosto. Atualmente propina na Universidade é de 697 euros para estudante nacional.
As vagas sobrantes da primeira fase transitam para a segunda fase de candidaturas a realizar-se de 25 agosto a 03 de setembro, e os resultados serão conhecidos a 14 de setembro, e a terceira fase de 23 a 25 de setembro, com os resultados a serem conhecidos a 01 de outubro.
A Universidade do Minho referiu que em infocursos.mec.pt há dados dos cursos, incluindo estatísticas sobre empregabilidade, que podem ser um apoio à decisão dos candidatos.
Também é indicado que além do regime geral, mais usado por quem conclui o secundário e faz exames nacionais, os candidatos pode aceder ao ensino superior pelos regimes “Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso”, “Concurso Especial para Estudantes Internacionais” e “Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior”, que incluem os concursos para detentores de diplomas de especialização tecnológica, de técnico superior profissional ou de outros cursos superiores, além do “Concurso de Acesso para Maiores de 23 Anos”.
A Universidade do Minho oferece vários cursos livres e também o Curso de Preparação para a Frequência do Ensino Superior, os maiores de 23 anos. Em alunos.uminho.pt os candidatos podem encontrar pormenores sobre candidaturas a mestrados e doutoramentos, alguns deles em associação com instituições portuguesas ou estrangeiras.













