
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, abordou com o presidente da França, Emmanuel Macron, e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, no dia 26 de julho, a situação em Gaza, que concordaram ser terrível, e haver a necessidade urgente de um imediato cessar-fogo. Os três líderes concordaram que Israel deve suspender todas as restrições à entrada de ajuda em Gaza e fornecer com urgência aos que sofrem os alimentos de que tanto necessitam.
Como descreve em comunicado o Governo do Reino Unido, o Primeiro-Ministro Keir Starmer explicou aos outros dois líderes como o Reino Unido pretende levar em frente os planos de trabalhar com parceiros, como a Jordânia, para lançar ajuda por via aérea e evacuar crianças que precisam de assistência médica.
Todos os três líderes concordaram que seria vital garantir a implementação de planos robustos para transformar um cessar-fogo urgente e necessário para uma paz duradoura. Também terão discutido a intenção de trabalhar em conjunto num plano, com base na colaboração já existente, e envolvendo outros parceiros-chave, inclusive na região, para abrir caminho para uma solução de longo prazo e para a segurança na região.













