
No Reino Unido, entre 20 e 27 de julho de 2025, foi realizada uma operação pelos serviços de fiscalização de imigração e autoridades policiais que levou à identificação de 1.780 indivíduos, e na prisão de 280 pessoas por atividade de trabalho ilegal. Em comunicado, o Ministério do Interior do Governo Britânico indicou que a situação de asilo de 53 indivíduos está a ser revista, o que pode levar à suspensão ou à retirada do apoio.
O Ministério do Interior do Reino Unido indicou que a operação de fiscalização ocorreu após avisos do Governo, no mês passado, de que qualquer pessoa que fosse detetada a abusar flagrantemente do sistema de imigração poderá ter o seu apoio de asilo suspenso, como o direito a acomodação ou subsídios. E que os apanhados a trabalhar ilegalmente podem ser expulsos do Reino Unido.
“O trabalho ilegal prejudica a segurança das nossas fronteiras e estamos a reprimir isso duramente”, afirmou Dame Angela Eagle, Ministra de Estado para a Segurança de Fronteiras e Asilo.
Em comunicado, o Ministério do Interior referiu que além dos indivíduos presos, as autoridades também emitiram notificações a 51 empresas, incluindo lava-rápidos, restaurantes e estabelecimentos comerciais. Estas empresas podem ter de suportar multas pesadas, no caso de empregarem trabalhadores ilegais sem que tenham realizado as verificações pré-contratação.
As forças policiais envolvidas na operação de fiscalização, em todo o Reino Unido, apreenderam 71 veículos ao longo da semana, incluindo 58 bicicletas elétricas, bem como 8.000 libras e cerca de 460.000 libras em cigarros ilícitos.
No dia 22 de julho as autoridades policiais, na zona oeste de Londres, em Hillingdon, prenderam 7 cidadãos indianos, tendo ficado 5 em prisão. Também foram feitas três prisões em Dumfries, Escócia, ligadas ao tabaco ilícito.
No dia 25 de julho, as autoridades apreenderam 5 bicicletas elétricas no centro de Birmingham, onde agentes de imigração prenderam 2 ciclistas de nacionalidade bengali e etíope por crimes de trabalho ilegal, indicou o Ministério do Interior Britânico.













