
O presidente da França, o primeiro-ministro do Reino Unido e o chanceler da Alemanha copresidiram hoje, 13 de agosto, a uma reunião online de um grupo de líderes da “Coligação dos Dispostos” em que participou o presidente da Ucrânia e o vice-presidente dos EUA. A reunião teve como tema a Ucrânia e ocorreu antes do encontro do presidente Donald Trump com o presidente Vladimir Putin, no Alasca, marcada para dia 15 de agosto.
Além de saudarem os esforços do Presidente Donald Trump para por fim à Guerra da Rússia contra a Ucrânia, e alcançar uma paz justa e duradoura, também indicaram que “o caminho para a paz na Ucrânia não pode ser decidido sem a Ucrânia”, e afirmaram ser necessário “dar continuidade a uma abordagem que combinasse diplomacia ativa, apoio à Ucrânia e pressão sobre a Rússia”.
“Uma solução diplomática deve proteger os interesses vitais de segurança da Ucrânia e da Europa”, afirmam os líderes europeus, que consideram que:
“Primeiro, negociações significativas só podem ocorrer no contexto de um cessar-fogo ou de uma cessação duradoura e significativa das hostilidades.
Em segundo lugar, sanções e medidas económicas mais amplas para pressionar a economia de guerra da Rússia devem ser reforçadas se a Rússia não concordar com um cessar-fogo no Alasca.
Terceiro, as fronteiras internacionais não devem ser alteradas pela força.
Em quarto lugar, a Ucrânia deve contar com garantias de segurança robustas e confiáveis para defender eficazmente sua soberania e integridade territorial. A Coligação dos Dispostos está pronta para desempenhar um papel ativo, inclusive por meio de planos daqueles que desejam mobilizar uma força de segurança assim que as hostilidades cessarem. Não devem ser impostas limitações às Forças Armadas da Ucrânia ou à sua cooperação com terceiros países. A Rússia não pode ter poder de veto contra o caminho da Ucrânia para a UE e a OTAN.“
Por fim, os líderes europeus assumem que pretendem continuar a cooperar estreitamente com o Presidente Donald Trump e com os Estados Unidos da América, e com o Presidente da Zelenskyy e o povo da Ucrânia, para “uma paz justa e duradoura na Ucrânia”.













