Meios europeus para combate aos incêndios florestais operam em vários países

Meios europeus para combate aos incêndios florestais operam em vários países
Meios europeus para combate aos incêndios florestais operam em vários países. Foto: © UE

Com os incêndios a devastar as florestas em grande parte da Europa, a Grécia, Espanha, Bulgária, Montenegro e Albânia ativaram, já na semana passada, o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE) para ajudar a combater os incêndios florestais que em muitos casos ocorrem simultaneamente em toda a Europa.

A Espanha ativou ontem, dia 13 de agosto, pela primeira vez o Mecanismo de Proteção Civil da UE para incêndios florestais, e a Comissão Europeia mobilizou rapidamente dois aviões rescEU estacionados em França.

A Grécia ativou o Mecanismo a 12 de agosto, e em resposta a Comissão Europeia indicou que a previsão é de mobilização dos dois helicópteros suecos rescEU que se encontram atualmente na Bulgária. Entretanto, bombeiros preposicionados da República Checa, Moldávia e Roménia também participaram nos esforços para extinguir os incêndios.

Na Bulgária, seis países, nomeadamente a República Checa, Eslováquia, França, Hungria, Roménia e Suécia, mobilizaram aeronaves através do Mecanismo, incluindo os helicópteros rescEU estacionados na Suécia.

Para a Albânia, a Comissão Europeia mobilizou meios aéreos do rescEU da Croácia, Bulgária, Itália, República Checa e Eslováquia.

Para o Montenegro, a Comissão Europeia mobilizou meios aéreos do rescEU estacionados na República Checa, Croácia e Itália. A Sérvia, a Hungria e a Bósnia e Herzegovina também mobilizaram meios aéreos no âmbito de ofertas bilaterais, e a Áustria ofereceu equipas terrestres de combate a incêndios.

O Mecanismo de Proteção Civil da UE já foi ativado 16 vezes durante a atual época de incêndios, enquanto os países europeus lutam contra uma onda de calor acompanhada por um elevado número de incêndios florestais catastróficos em todo o continente. O número de ativações para 2025 é já igual ao total de ativações para incêndios florestais em 2024 durante toda a época de incêndios.

Entretanto, o sistema de satélites de monitorização, Copernicus, foi também ativado para os incêndios na Grécia, Espanha e Bulgária.