O Ranking Académico das Universidades do Mundo de 2025 o Ranking Xanghai, agora divulgado, coloca a Universidade Harvard a liderar o ranking pelo 23º ano, seguida pela Stanford e MIT. As outras 10 melhores universidades são a Cambridge, na 4ª posição, a Berkeley na 5ª, Oxford na 6ª, Princeton na 7ª, Columbia na 8ª, Caltech na 9ª e Chicago na 10ª posição.
Na Europa Continental, a Universidade Paris-Saclay surge na 13ª posição e continua sendo a melhor da Europa, seguida pela ETH Zurique na 22ª posição. Entre as universidades asiáticas, a Universidade Tsinghua ocupa a 18ª posição, ao subir quatro posições e, mais uma vez, garantiu seu status de melhor da Ásia. A Universidade de Melbourne na 38ª posição lidera as universidades da Oceania durante quinze anos consecutivos.
As universidades da China Continental mantêm sua forte presença no ranking, com 222 universidades classificadas entre as 1000 melhores, superando as 183 universidades dos Estados Unidos. No entanto, os Estados Unidos mantêm uma liderança significativa no nível das 100 melhores, ocupando 37 das 100 melhores posições, um número que supera em muito os da China Continental, com apenas 13 e do Reino Unido com 8.
Portugal possui 3 universidades entre as melhores 500 e mais 4 entre as 1000 melhores. A Universidade de Lisboa é a melhor classificada, seguida pela Universidade do Porto e pela Universidade de Aveiro no grupo das 500 melhores do mundo. A Universidade de Coimbra vem a seguir, a Universidade do Minho, a Universidade Nova de Lisboa, e a Universidade da Beira Interior.













