União Europeia apoia a Ucrânia com mais 4,05 mil milhões de euros

União Europeia apoia a Ucrânia com mais 4,05 mil milhões de euros
União Europeia apoia a Ucrânia com mais 4,05 mil milhões de euros. Foto: © UE

União Europeia envia para a Ucrânia mais 4,05 mil milhões de euros, sendo 3,05 mil milhões de euros pelo Mecanismo para a Ucrânia e mil milhões de euros de Assistência Macrofinanceira excecional da Comissão Europeia.

Ao celebrar o 34º Dia da Independência da Ucrânia, a UE envia uma mensagem clara: a nossa solidariedade para com a Ucrânia é inabalável. O desembolso de mais de 4 mil milhões de euros demonstra hoje o nosso firme compromisso. Este novo financiamento reforça o nosso compromisso não só com a recuperação da Ucrânia, mas também com o seu futuro como país soberano e democrático. Porque quando a Ucrânia é forte, a Europa também é mais forte”, referiu Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.

A Comissão Europeia referiu que os 3,05 mil milhões de euros pelo Mecanismo para a Ucrânia irão reforçar a estabilidade macrofinanceira da Ucrânia, reforçar a sua administração pública e impulsionar reformas cruciais a longo prazo. Com esta entrega, no âmbito do Mecanismo, a Ucrânia já recebeu da União Europeia (UE) 22,7 mil milhões de euros desde a 1 de março de 2024.

No entanto, está previsto que a União Europeia, pelo Mecanismo para a Ucrânia, entregue até 50 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos até 2024 a 2027.

O valor de mil milhões de euros diz respeito à sétima parcela do seu empréstimo excecional de Assistência Macrofinanceira à Ucrânia. Assim, o total dos empréstimos ao abrigo desta Assistência atingiu os 9 mil milhões de euros desde o início de 2025 e soma-se à assistência prestada através de outros instrumentos de apoio.

No total, a Assistência Macrofinanceira à Ucrânia ascende a 18,1 mil milhões de euros e representa a contribuição da União Europeia para a iniciativa de empréstimos de Aceleração Extraordinária das Receitas, liderada pelo G7, num valor global de aproximadamente 45 mil milhões de euros em apoio financeiro à Ucrânia para cobrir as suas necessidades urgentes.

A Comissão Europeia lembrou que desde fevereiro de 2022, a União Europeia e os Estados-Membros já entregaram 168,9 mil milhões de euros à Ucrânia, em assistência humanitária, financeira e militar. Um valor que incluiu:

73,6 mil milhões de euros disponibilizados pelo orçamento da UE para apoio humanitário, resposta a crises, apoio orçamental e recuperação e reconstrução antecipadas.

15 mil milhões de euros em assistência bilateral dos 27 Estados-Membros da UE.

59,6 mil milhões de euros em assistência militar, incluindo uma parte financiada pelo Fundo Europeu de Apoio à Paz.

3,7 mil milhões de euros disponibilizados a partir das receitas provenientes de ativos soberanos russos congelados e imobilizados (lucros extraordinários).

Além disso, a UE e os seus Estados-Membros mobilizaram pelo menos 17 mil milhões de euros para apoiar as pessoas que fogem da Ucrânia.