Universidade do Minho já preencheu 89% das vagas disponibilizadas na 1ª fase de candidaturas

Universidade do Minho já preencheu 89% das vagas disponibilizadas na 1ª fase de candidaturas
Universidade do Minho já preencheu 89% das vagas disponibilizadas na 1ª fase de candidaturas.

A Universidade do Minho já preencheu, na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, 89% das 2985 vagas disponibilizadas, ou seja, 2700 estudantes já garantiram para 2025/2026 o lugar no ensino superior nos cursos que escolhidos.

Os resultados anunciados pela Direção Geral de Ensino Superior (DGES) mostram que a houve 3139 candidatos que escolheram a Universidade do Minho como primeira opção e que desses foram colocados 1723. Números que mostram a reputação da Universidade no seio da comunidade de estudantes.

De entre os cursos que atingiram nota de entrada mais elevada estão a Engenharia Aeroespacial, com 188,5, Medicina com 183,5, Direito com 173,3 e Arquitetura com 172,8. Mas, outros 10 cursos de licenciatura tiveram como nota de entrada uma classificação igual ou superior a 16 valores.

Contudo, verificou-se uma diminuição nas candidaturas à Universidade do Minho na mesma linha da tendência nacional de diminuição do número de candidatos ao Ensino Superior, com uma queda na procura de 16,4% face à mesma fase no ano de 2024.

Dados da DGES indicam que nesta primeira fase do Concurso Nacional de Acesso foram colocados 43 899 novos estudantes no ensino superior público, o que corresponde a uma diminuição de 12,1% em relação à mesma fase do concurso de 2024, levando a um aumento de vagas para as próximas fases de 130%.

A Universidade do Minho, no entanto, teve uma redução de cerca de 10% no número de estudantes admitidos em comparação com o ano anterior. Contudo a maioria dos cursos teve a ocupação total das vagas.

De acordo com o calendário da DGES os estudantes devem realizar as matrículas, via online, nos estabelecimentos onde foram colocados de 25 a 28 de agosto.

Os estudantes não colocados podem candidatar-se à 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, de 25 de agosto a 3 de setembro. Os resultados devem ser divulgados a 14 de setembro e as matrículas terão de ser efetuadas nos três dias seguintes.

Para a 2ª fase, a Universidade do Minho tem ainda 320 vagas, distribuídas por 17 cursos. Um número que pode crescer no caso de desistência dos candidatos colocados da 1ª fase.

As vagas que persistirem após a 2ª fase estão disponíveis numa 3ª fase de candidaturas entre 23 a 25 de setembro, com os resultados a serem conhecidos a 1 de outubro.

Com a aulas a começar a 15 de setembro para todos os nessa data inscritos a Reitoria, as Escolas/Institutos e a Associação Académica da Universidade do Minho indicam que estão a preparar uma semana de acolhimento para os novos estudantes. Assim, de 9 a 12 de setembro, os novos estudantes têm a oportunidade de poder conhecer a Universidade e os serviços, bem como o centro histórico das duas cidades e as tradições académicas, e ainda participar em tertúlias com alunos diplomados e de intercâmbio, em atividades culturais, recreativas e desportivas.

No dia 12 de setembro, pelas 17h00, o reitor Rui Vieira de Castro e o presidente da Associação Académica, Luís Guedes, dará as boas vindas aos novos estudantes no anfiteatro natural do campus de Gualtar, em Braga, após o que se seguirá um sarau com a atuação dos grupos culturais da academia.