Feira do Livro de Beja reúne livros, escritores e outros criadores

Feira do Livro de Beja reúne livros, escritores e outros criadores
Feira do Livro de Beja reúne livros, escritores e outros criadores. Foto: Rosa Pinto

Com uma programação diversificada, mas centrada nos livros, nos escritores e nos leitores, a 3ª edição da Feira do Livro de Beja, para além da palavra escrita também promove o encontro dos leitores com os escritores e a partilha da vivência cultural. De 11 a 14 de setembro de 2025 na zona pedonal do centro histórico da cidade de Beja

A iniciativa conta com a parceria da Rede de Livreiros Independentes (RELI) no Mercado Livreiro, e na programação com a Associação de Escritores do Alentejo (ASSESTA) e o Clube das Mulheres Escritoras. Uma Feira onde todas as atividades em diversos espaços, tais como o Auditório Escritores, Auditório Pais e Filhos, Espaço Leitores, Espaço Consultório Literário e Auditório Espetáculos, entre a Rua Capitão João Francisco de Sousa e o Jardim do Bacalhau são de acesso livre e gratuito.

Marcam presença na Feira vários livreiros, alguns deles generalistas, mas outros especializados em literatura feminista e LGBTQIAPN+, literatura e cultura africana, literatura e cultura brasileira e literatura para a infância. Obras recentemente publicadas bem como outras que a qualidade o tempo valorizou tornam a iniciativa um momento especial,

Entre os mais de 100 escritores e mediadores de leitura que passarão pela Feira refere-se Afonso Reis Cabral, Gonçalo M. Tavares, Gisela Casimiro, Lénia Rufino, Rita da Nova, Lourenço Seruya, Álvaro Curia e Bernardo Mendonça. Escritores que participarão em tertúlias, sessões de leitura e autógrafos.

No “Espaço Pais e Filhos” será o encontro com Francisco Borges, o “DevoradorSaurius de livros”, César Diogo Pereira, o mais jovem autor português, e Lauryn Teixeira (com origens bejenses), distinguida como uma das 100 crianças prodígio a nível mundial. Os “Jovens embaixadores da leitura”.

No final do dia e noite, no “Auditório Espetáculos”, haverá a palavra dos escritores, a memória, a música e a performance. Mas nos 4 dias do evento haverá também as “bicibibliotecas” do Sr. Sabão e do Projeto Roda Livro, e as “consultas” especiais no “Espaço Consultório Literário”.