A Comissão Europeia anunciou que adotou o primeiro Relatório Anual do Mecanismo para a Ucrânia, e referiu, em comunicado que a Ucrânia está a apresentar resultados rápidos no âmbito do Mecanismo.
Em 2024, a Comissão Europeia mobilizou 19,6 mil milhões de euros em todos os três pilares do Mecanismo, nomeadamente: apoio à Ucrânia através do Plano para a Ucrânia, do Quadro de Investimento para a Ucrânia e da assistência à adesão à União Europeia (UE) e medidas de apoio relacionadas.
O apoio da UE ajudou a Ucrânia a pagar salários e pensões, a sustentar escolas e hospitais e a preservar a estabilidade macrofinanceira em tempo de guerra, entre outras necessidades do país em tempo de guerra.
Dados do Relatório indicam que o apoio prestado pelo Mecanismo para a Ucrânia não está apenas a manter a economia ucraniana a funcionar, mas também a apoiar reformas importantes que aproximam o país da adesão à UE, o que reforça a intenção da Europa em apoiar a Ucrânia durante o maior tempo possível.
O Relatório mostra que a Ucrânia cumpriu a agenda de reformas no âmbito do Plano para a Ucrânia, em que as verbas do Mecanismo permitiram acelerando o caminho da Ucrânia para a adesão à UE.
Em 2024, o relatório mostra que cerca de um quarto das medidas concluídas pela Ucrânia contribuíram diretamente para o alinhamento com a legislação da UE em áreas como a transparência do mercado energético, o controlo da poluição industrial, as avaliações ambientais e o desenvolvimento regional.
O Mecanismo para a Ucrânia está a ajudar a remodelar a economia ucraniana. Através do Quadro de Investimento para a Ucrânia, o Mecanismo apoiou grandes investimentos estrangeiros na Ucrânia. As pequenas e médias empresas receberam apoio específico através de 290 milhões de euros em acordos de garantia da UE e 20 milhões de euros em financiamento misto.
As comunidades locais parece que também estão a beneficiar diretamente do financiamento da UE, em que pelo menos 20% do apoio não reembolsável é atribuído aos municípios, para fortalecer a recuperação a nível local.
A Comissão Europeia indica ainda que o Mecanismo está também focado na proteção do ambiente. Pelo menos 20% dos investimentos do Mecanismo deverá ajudar a Ucrânia a reduzir a pegada de carbono.
A Ucrânia adotou a sua primeira Lei-Quadro Climática. Uma legislação que promete a neutralidade carbónica até 2050. Também as grandes melhorias nas infraestruturas energéticas e nos transportes já estão a ir ao encontro do Acordo Verde da UE.














