Comissão Europeia quer a UE a liderar Veículos Conectados e Autónomos até 2035

Comissão Europeia quer a UE a liderar Veículos Conectados e Autónomos até 2035
Comissão Europeia quer a UE a liderar Veículos Conectados e Autónomos até 2035

No encontro para Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Indústria Automóvel Europeia presidido pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que envolveu a indústria automóvel europeia, parceiros sociais e outros intervenientes em Bruxelas, concluiu pela necessidade urgente de agir para implementar o Plano de Ação para o Sector Automóvel.

À medida que a tecnologia transforma a mobilidade e a geopolítica remodela a concorrência global, o encontro concluiu que não é possível continuar como antes. É preciso assegurar a liderança da Europa nos veículos elétricos, acelerar a inovação nos veículos autónomos e conectados e reforçar a indústria europeia de fabrico de baterias.

A Comissão Europeia indicou que está a proteger as empresas europeias contra a concorrência desleal, a melhorar o acesso a matérias-primas críticas e a apoiar os trabalhadores através da requalificação.

No domínio da inovação, os Comissários europeus Ekaterina Zaharieva e Apostolos Tzitzikostas assinaram um Memorando de Entendimento (MdE) com as entidades do setor para acelerar a Investigação e Inovação Automóvel a nível da União Europeia (UE). O objetivo é posicionar a Europa como líder em mobilidade sustentável e inteligente até 2035 e nos anos seguintes.

O Memorando de Entendimento reúne a Parceria 2Zero (com foco no transporte rodoviário com emissões zero), a Parceria CCAM (Mobilidade Conectada, Cooperativa e Automatizada) e a Parceria BATT4EU (inovação na cadeia de valor das baterias) com os seus principais stakeholders e representantes da indústria para satisfazer as necessidades estratégicas do setor automóvel.

Para a Comissão Europeia, os próximos dois anos serão decisivos para conquistar a liderança tecnológica nos Veículos Conectados e Autónomos. A cooperação e a coordenação reforçadas das prioridades de investimento são cruciais para o desenvolvimento de software, hardware, modelos de IA e ecossistemas de condução autónoma de fabrico europeu.

A Aliança Europeia para Veículos Conectados e Autónomos (ECAVA), lançada durante o Diálogo Estratégico, servirá de fórum para a definição de uma agenda partilhada da indústria, indicou a Comissão Europeia, e anunciou que a vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Henna Virkkunen, convocará a primeira reunião no final de outubro para dar início aos trabalhos.

O diálogo estabelecido pela Comissão Europeia com a Indústria Automóvel Europeia permitiu receber importantes contributos sobre as próximas iniciativas, incluindo a revisão do Regulamento relativo às normas de desempenho em matéria de emissões de CO2 de automóveis e carrinhas, a proposta relativa às frotas empresariais e a simplificação regulamentar para automóveis de passageiros, bem como para veículos comerciais ligeiros e pesados. Os participantes no encontro analisaram a implementação do Plano de Ação, lançado em março de 2025, e avaliaram o progresso no sentido de uma indústria automóvel europeia próspera e de uma transição bem-sucedida para a mobilidade limpa.