Eurodeputados da Comissão de Segurança e Defesa do Parlamento Europeu garantem que a UE irá defender a Gronelândia

Eurodeputados da Comissão de Segurança e Defesa do Parlamento Europeu garantem que a UE irá defender a Gronelândia
Eurodeputados da Comissão de Segurança e Defesa do Parlamento Europeu garantem que a UE irá defender a Gronelândia. Foto: Rosa Pinto

Membros da Comissão de Segurança e Defesa do Parlamento Europeu visitaram de 16 a 18 de setembro a Gronelândia, a região autónoma do Reino da Dinamarca, onde tiveram encontros e conversações com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, os deputados recém-eleitos, bem como, com forças europeias que lideram o maior exercício militar da história moderna da Gronelândia: o “Arctic Light” da OTAN.

Esta deslocação dos eurodeputados à Gronelândia ocorreu numa semana em que o governo dinamarquês, que anunciou o que designou por “mudança de paradigma” com a compra de mísseis europeus de defesa aérea de longo alcance e um aumento nas despesas com a defesa. Uma deslocação dos eurodeputados e uma decisão da Dinamarca que ocorre após o Presidente do EUA, Donald Trump, ter manifestado a intenção de comprar a Gronelândia com a justificação de o território ser importante na Defesa dos EUA.

Em comunicado do parlamento Europeu, os eurodeputados da Comissão de Segurança e Defesa manifestaram satisfação pelos esforços gerais que a UE está a fazer para reforçar a defesa europeia, e nesse sentido a importância de ouvirem as preocupações dos que habitam em terra na Gronelândia.

Nos encontros realizados os eurodeputados debateram a forma como a Europa e a Gronelândia enfrentam escolhas semelhantes neste período de instabilidade geopolítica, concluindo pela necessidade “de melhorar a preparação e a resiliência, bem como a transição para uma maior autonomia estratégica, de forma a manter a paz através da força, como é esperado pelos nossos cidadãos. Esta força também advém de relações sólidas com parceiros previsíveis e com ideias semelhantes.”

Do encontro com o Comando Conjunto do Árctico os eurodeputados puderam compreender melhor os desafios de segurança que a Gronelândia enfrenta. Uma visita que levou os eurodeputados a bordo do navio de patrulha HDMS Knud Rasmussen, na observação da Operação Arctic Light da OTAN.

Como parceiros próximos da Gronelândia, vimos ouvir os nossos colegas e garantir a todos os groenlandeses que a Europa continua empenhada nos nossos valores comuns e nas nossas origens como um projeto de paz. Juntos, a UE e a Gronelândia podem enfrentar as incertezas geopolíticas, alcançar a paz através da nossa força comum e, assim, garantir um futuro positivo para todos os groenlandeses e cidadãos da União Europeia. Os exercícios militares que visitámos esta semana são um forte sinal político de que as forças europeias estão preparadas para desempenhar um papel de liderança na OTAN e proteger a Gronelândia”, afirmou Marie-Agnes Strack-Zimmermann, eurodeputada que preside à Comissão de Segurança e Defesa.

Nesta visita à Gronelândia os eurodeputados puderam auscultar os principais intervenientes locais envolvidos na preparação para a defesa, incluindo a polícia e as empresas ativamente envolvidas no combate a ameaças híbridas, ameaças a infraestruturas críticas e interferência e manipulação estrangeira nas comunidades locais.

Em estreita cooperação com a Dinamarca, apoiamos a Gronelândia e o seu povo. O futuro da Gronelândia será determinado pelo seu povo e encontrará sempre uma forte parceria com a UE”, afirmou a presidente do Comité de Segurança e Defesa.

A delegação liderada pela presidente do Comité de Segurança e Defesa, Marie-Agnes Strack-Zimmermann incluiu, também, os eurodeputados Nicolás Pascual, Javi López, Pierre-Romain Thionnet, Cristian Terheş e Nathalie Loiseau.