Comissão Europeia abre investigação por eventuais práticas anticoncorrenciais da multinacional de software SAP

Comissão Europeia abre investigação por eventuais práticas anticoncorrenciais da multinacional de software SAP
Comissão Europeia abre investigação por eventuais práticas anticoncorrenciais da multinacional de software SAP. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia abriu uma investigação formal para avaliar se a empresa multinacional SAP, no Espaço Económico Europeu (EEE), distorceu a concorrência no mercado de serviços de manutenção e suporte pós-venda do software, licenciado pela SAP, Enterprise Resource Planning (ERP), utilizado para a gestão das operações comerciais das empresas.

Paralelamente à abertura do processo, a Comissão Europeia adotou uma Avaliação Preliminar que resume os principais factos do caso e identifica as suas preocupações em matéria de concorrência. Para responder às preocupações da Comissão Europeia, a SAP pode agora apresentar compromissos.

A SAP com sede na Alemanha desenvolve aplicações de software para empresas gerirem as suas operações comerciais, incluindo o software ERP, que suporta funções comerciais como a gestão de finanças empresariais, recursos humanos e gestão de projetos.

O software ERP da SAP pode ser fornecido localmente, sendo o software executado nos servidores do próprio cliente ou através da cloud, também pode ser alojado nos servidores da SAP e entregue através da internet.

A SAP também fornece serviços de manutenção e suporte para o seu software ERP, que incluem atualizações regulares e assistência técnica aos seus clientes empresariais, de forma a manter o software operacional. Outras empresas também prestam serviços de manutenção e suporte para o software ERP local da SAP, em concorrência com a SAP, muitas vezes em condições comerciais mais favoráveis, como o preço.

A Comissão Europeia, na sua investigação preliminar, questiona as quatro práticas seguintes implementadas pela SAP no mercado de pós-venda do EEE para os serviços de manutenção e suporte do software ERP local da SAP, nas quais a Comissão Europeia considera preliminarmente que a SAP detém uma posição dominante:

A SAP exige que os clientes procurem serviços de manutenção e suporte SAP para todo o seu software ERP local SAP e escolham o mesmo tipo de manutenção e suporte nas mesmas condições de preço para todo o seu software ERP local SAP. Isto pode impedir os clientes de “misturar e combinar” serviços de manutenção e suporte de diferentes fornecedores com diferentes preços e níveis de suporte, apesar de lhes ser mais conveniente;

A SAP impede os clientes de rescindir os serviços de manutenção e suporte de licenças de software não utilizadas, o que pode resultar no pagamento, por parte dos clientes da SAP, de serviços indesejados;

A SAP prolonga sistematicamente a duração inicial das licenças ERP on-premise, durante a qual não é possível rescindir os serviços de manutenção e suporte;

A SAP cobra taxas de restabelecimento e manutenção retroativa aos clientes que subscrevem a manutenção e o suporte SAP após um período de ausência. Em alguns casos, estas taxas correspondem ao valor que os clientes teriam pago se tivessem permanecido com a SAP desde o início.

A possibilidade de a SAP ter restringido a concorrência de terceiros prestadores de serviços de manutenção e suporte para o software ERP on-premise da SAP no EEE, é o que está surge na preocupação da Comissão Europeia. Mas também está preocupada com o facto de as práticas implementadas pela SAP constituírem uma conduta exploratória em relação aos clientes da SAP, que pode ser qualificada como condições comerciais desleais.