A Comissão Europeia entrega à Ucrânia mais 4 mil milhões de euros, ou seja, a nona parcela do plano de Assistência Macrofinanceira (AMF) ao país. Como esta transferência a União Europeia (UE) reforça a sua posição como o maior doador desde o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia, elevando para um apoio total próximo dos 178 mil milhões de euros.
No total, a Assistência Macrofinanceira à Ucrânia ascende a 18,1 mil milhões de euros e representa a contribuição da UE para a iniciativa de empréstimos de Aceleração Extraordinária das Receitas (ERA) liderada pelo G7, que, coletivamente fornecerá aproximadamente 45 mil milhões de euros de apoio financeiro à Ucrânia. Com este pagamento, o apoio total da Comissão Europeia à Ucrânia ao abrigo desta AMF atinge os 14 mil milhões de euros desde o início de 2025.
Esta transferência está de acordo com o anúncio da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no discurso sobre o Estado da União, de um adiantamento de 6 mil milhões de euros da contribuição da UE para a iniciativa de empréstimos do G7.
A Comissão Europeia indicou que este apoio ajudará a Ucrânia a satisfazer as suas crescentes necessidades de financiamento, incluindo no sector da defesa, e que especificamente 2 mil milhões de euros serão destinados a drones.














