
A Comissão Europeia lança o programa “Escolha a Europa para a Ciência – Ações Marie Skłodowska-Curie”, com um orçamento indicativo de 22,5 milhões de euros, para captar para a Europa talentos em ciência de todo o mundo.
O concurso agora aberto insere-se no plano “Escolha a Europa: avance na sua carreira de investigação na UE”, que tem afeto um orçamento de 500 milhões de euros, para o período de 2025-2027.
As entidades candidatas ao financiamento do “Escolha a Europa para a Ciência” para além de poderem acolher investigadores de pós-doutoramento, também poderão oferecer aos investigadores, perspetivas de carreia profissional de longa duração.
“Estou convencida de que a ciência continua a ser o combustível do progresso e do crescimento das nossas sociedades. É por isso que a Europa escolherá sempre a ciência. E é por isso que queremos que os melhores e mais brilhantes escolham a Europa”, referiu a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, citada em comunicado da Comissão Europeia.
O programa apoia pelo menos três investigadores de pós-doutoramento por projeto, durante um período máximo de cinco anos, com o programa europeu a financiar os dois ou três anos iniciais e as entidades de acolhimento a manterem os investigadores durante mais dois anos.













