Uma exposição no posto de Turismo de Leiria, inaugurada em 4 de outubro, é uma mostra de objetos e fotografias relacionados com a peregrinação jacobeia. A mostra “Santiago: O Caminho de quem escuta com os pés” tem a organização de um grupo de peregrinos portugueses. É visitável até dia 30 de outubro, de segunda a domingo, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
Nesta exposição, centrada no Caminho de Santiago, a conceção leva os visitantes a seguirem, como referem os organizadores, “as famosas setas amarelas, como se fossem peregrinos, conhecendo um percurso que nunca acaba”.
Numa colaboração entre o grupo de peregrinos do Caminho de Santiago e o Turismo Centro de Portugal, os visitantes por observar peças que integram o espólio da Associação Espaço Jacobeus ou outras cedidas para a iniciativa por instituições e peregrinos.
Para elem das peças, observam-se fotografias dos diferentes caminhos de Santiago e do património que atravessam, objetos relacionados com a peregrinação jacobeia, imagens, símbolos e estatuetas de Santiago. Mas há ainda um conjunto de histórias ilustradas de peregrinos, recordações, peças de artesanato e o pote da típica queimada galega.
A descoberta do túmulo do Apóstolo Santiago, há cerca de 1.200 anos, levou “inúmeros peregrinos a partirem para Santiago de Compostela para venerar as suas relíquias, desenvolvendo a cultura jacobeia por toda a Europa”, descreve a Arquidiocese de Santiago de Compostela.
Também de acordo com a Arquidiocese de Santiago de Compostela, “O Caminho de Santiago, a Primeira Rota Cultural Europeia e Património Mundial, é uma das vias de peregrinação mais antigas e importantes do cristianismo”.
Dados do Serviço de Peregrinos de Santiago de Compostela indicam que este ano, até dia 3 de outubro, os cinco itinerários do Caminho de Santiago que começam em Portugal, nomeadamente o Central, da Costa, da Geira e dos Arrieiros, de São Rosendo e Minhoto-Ribeiro, foram percorridos por 166.378 peregrinos, mais 11% em comparação com igual período do ano passado. A maioria é proveniente de Espanha com 31%, dos EUA com 9% e de Portugal com 8,9%, ou seja, 14.682 peregrinos.
Ainda de acordo com o Serviço de Peregrinos de Santiago de Compostela, no total dos trajetos, o Caminho de Santiago foi percorrido este ano até agora por 462.220 peregrinos, mais 6% em termos homólogos, tendo uma maioria de 209.523 peregrinos escolhido o itinerário Francês, e 19.835 escolheram os portugueses.














