
O Parlamento Europeu apoia proposta da Comissão Europeia para continuar a isentar os veículos pesados com emissão zero, como camiões ou autocarros, de portagens e taxas de utilização ou de continuar a aplicar taxas significativamente reduzidas durante mais cinco anos e meio, propriamente de 31 de dezembro de 2025 a 30 de junho de 2031.
Os eurodeputados indicam a medida poderá ajudar a fortalecer o argumento comercial para investir em caminhões e autocarros com emissão zero, mantendo os custos operacionais mais baixos em comparação com veículos convencionais poluentes. A medida poderá contribuir para ajudar a atingir a meta de 2030 de uma redução de 43% nas emissões de CO2 por veículos pesados.
As regras da União Europeia (UE) não obrigam que os Estados-Membros cobrem taxas aos veículos pela utilização das suas estradas. No entanto, quando aplicam taxas os Estados-membros terão de seguir os princípios de cobrança estabelecidos na Diretiva Eurovinheta. Entretanto, a isenção da taxação rodoviária para camiões e autocarros com zero emissões continua a ser opcional.
Dados da Comissão Europeia indicam que os veículos pesados de mercadorias movidos a bateria elétrica representavam 0,1% da frota da UE em 2023, com a Dinamarca a liderar em percentagem, com 1%. Os autocarros elétricos representavam 2,5% da frota, com os Países Baixos a liderar, com 17,7%.













